Justiça suspende obras do BRT em Feira

214-640x425

Por decisão da justiça as obras do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) em Feira de Santana – centro-norte baiano – deverão ser suspensas. O juiz Roque Ruy Barbosa da 1ª vara da Fazenda Pública suspendeu a execução de qualquer atividade inerente da obra do BRT no município, com argumentação que o projeto pode prejudicar a coletividade local, bem como, não apresenta elaboração de um plano de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor do município ou nele complementado. A determinação ainda prevê multa diária no valor de R$ 50.000 (cinqüenta mil reais) caso projeto deixe adequar o quesito ambiental (patrimônio natural).

“A implantação do Sistema de transporte BRT do município de Feira de Santana apresenta inconsistências e irregularidades que, em princípio, prejudicam o planejamento municipal e afastam seus fins dos interesses da coletividade local, eis que está evidenciando nos autos que não houve a elaboração de um plano de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor ou nele inserido”.

A equipe da Olá Bahia tentou manter contato com o juiz, mas foi avisada que o mesmo não concederá entrevistas.

20150715151426 (1)
“As árvores foram removidas para o Parque da Cidade Erivaldo Cerqueira”, explica Deodato. (Foto: Olá Bahia)

O diretor de Áreas Verdes do município, Deodato Peixinho, esclareceu que nenhuma árvore foi removida do canteiro central da avenida Getúlio Vargas como ação inicial para construção do BRT – como veiculada pelos meios de comunicação -, mas que foram retiradas no trecho da Rua Frei Aureliano  para a abertura de um novo cruzamento que a Avenida ganhará em breve. “O serviço realizado ontem (terça-feira) não teve nada relacionado ao BRT. Até o presente momento a Prefeitura não removeu nenhuma árvore em função do BRT, pois independente do BRT temos um processo de desenvolvimento na cidade com abertura de ruas e melhorias no trânsito, então o que sendo feito é isso. O projeto do BRT não passará sobre a Avenida, contudo as árvores que serão relocadas traz uma diferença irrisória tomando como referência a quantidade que tem na Getúlio Vargas. As árvores foram removidas para o Parque da Cidade Erivaldo Cerqueira”, explica Deodato.

 

Foto de capa: Ilustração BRT Feira

Outras Notícias