Embasa acusada de causar alagamentos

Esgoto a céu aberto, buraco Brasil Gás - (Agecom - Evilânia Sena)
Esgoto a céu aberto, buraco Brasil Gás - (Agecom - Evilânia Sena)

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

Uma via marginal da BR-324 está sofrendo com o entupimento da rede de drenagem por conta de ligação irregular de esgoto feita pela Embasa, resultando em alagamentos e comprometendo inclusive pontos que passaram por requalificação recente na pavimentação. A informação é da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), que descobriu o problema após realização de inspeções na altura do bairro de Pirajá e em São Caetano.

Esgoto a céu aberto, buraco Brasil Gás - (Agecom - Evilânia Sena)
Esgoto a céu aberto, buraco Brasil Gás – (Agecom – Evilânia Sena)

Segundo o secretário Marcílio Bastos, “é preciso que a Embasa adote providências urgentes a fim de solucionar esta situação, além de cessar o derramamento de esgoto na rede municipal”. Foram encontradas ligações irregulares relacionadas à dispersão de esgoto da Embasa na rede, como ocorre nas imediações da Lagoa do Urubu, por exemplo, onde realizamos recente desobstrução do sistema de escoamento do excedente após ocorrência de alagamento”, acrescentou.

Segundo ele, com o retorno das chuvas em grande intensidade a preocupação principal da Prefeitura se volta para o apoio à população ribeirinha, que já sofreu transtornos há cerca de 15 dias com o mesmo problema. “Contatamos a Embasa para que tomasse alguma providência, mas não obtivemos nenhuma resposta objetiva até o momento”, explicou. “Nossa meta agora será garantir a desobstrução do sistema, para evitar mais complicações, como o agravamento da situação do trânsito na região”.

Além da via marginal da BR, a Seman encontrou outros problemas relacionados a redes de esgotos da Embasa, como o alagamento da via de acesso ao bairro de Pirajá pela BR-324, em São Caetano e no Parque São Cristóvão. “Nestes locais, também encontramos o sistema obstruído, gerando vazamento de esgoto na pista, justamente pela passagem desses detritos onde deveriam passar apenas águas pluviais. Isso, com o tempo, pode trazer prejuízos ainda maiores à pavimentação que foi renovada recentemente”, avisou Marcílio Bastos.

Na Rua Aristóteles Góes, em São Caetano, houve obstrução na rede provocando novo derramamento de esgoto na via pública, o que afeta o trânsito da região.