Literatura, artes cênicas e música negras na Flica

Foto: Reprodução/Guia do Rio
Foto: Reprodução/Guia do Rio

A temática étnico-racial estará presente na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), desta quina-feira a sábado (15 a 17), de outubro de diversas formas. Lançamento e divulgação de livros, apresentação de sarau, programação infantil, entre outras atividades. A maior parte das ações acontecerá no Espaço Educar para Transformar, juntamente com outras secretarias e órgãos estaduais.

Neste ambiente, uma sala de leitura leva o nome Milton Santos, em homenagem ao geógrafo negro baiano, que teve presença marcante na vida acadêmica e política da Bahia. No conjunto de atividades programadas para o Educar para Transformar está a participação do Bando de Teatro Olodum (quinta, 15), às 18h, com o sarau ‘Vozes Negras’.

Na sexta (16), serão lançados os livros ‘Pele da Cor da Noite’, de Vanda Machado, doutora em Educação e pesquisadora de cultura afro-brasileira, além da obra ‘Edvaldo Bala Valério – a Braçada da Esperança’, do jornalista Raphael Carneiro, que trata da trajetória do, primeiro negro brasileiro a ganhar uma medalha olímpica na natação.

Durante a Flica também será realizado, no sábado (17), às 14h (no Claustro), o lançamento da Década Internacional Afrodescendente, iniciativa que agrega uma série de compromissos do Governo do Estado até 2024, nos eixos do reconhecimento, da justiça e do desenvolvimento para as comunidades negras.

Na sequência a mesa ‘Diálogos’ reúne o romancista nigeriano Helon Habila e o escritor baiano José Carlos Limeira. Neste mesmo dia, às 17 horas, no Espaço Educar para Transformar, a professora Maria Anória de Oliveira lança a publicação Áfricas e diásporas na Literatura Infanto-Juvenil no Brasil e em Moçambique.

Também na sexta, em frente ao Cine Cine-Teatro Cahoeirano, haverá a exibição de uma série de documentários que tratam de temas ligados às lutas, conquistas e cultura negras. A programação musical da Flica conta com shows do grupo cultural IlÊ Aiyê e do cantor de Sine Calmon, natural de Cachoeira e uma das mais expressivas personalidades do reggae no Brasil.

Outras Notícias