Literatura e exposição ganham destaque no espaço montado na Flica

FOLDER CAPA

Que tal ouvir poesia recitada ao pé do ouvido? Gostou da ideia? As oficinas de sussurro poético vão acontecer na tenda A Magia das Histórias, um charmoso e diferenciado espaço montado pelo Grupo Odebrecht e pelo movimento Livres Livros, onde serão desenvolvidas diversas atividades gratuitas, de 05 a 08 de outubro, de quinta a domingo, durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) que nesta edição homenageia o jornalista e poeta Rui Espinheira Filho.

“Montamos um espaço de convívio voltado para despertar nas crianças o interesse pela leitura”, afirma Raíssa Martins, da Livres Livros. Segundo ela, os vínculos afetivos que temos com os livros vêm da infância então é preciso formar novos leitores bem como despertar aqueles que ainda estão adormecidos. O espaço vai possibilitar à comunidade ter um envolvimento com os livros de forma acessível e sem barreiras. 

Com uma programação muito especial, o Grupo Odebrecht marcará presença entre os apoiadores da festa levando um conteúdo voltado para a literatura infantil desenvolvido pelo projeto Livres Livros. “Este é o sexto ano consecutivo que a Odebrecht participa da Flica, seguindo uma tradição da empresa de há mais de meio século valorizar a cultura baiana e brasileira”, afirma Marcelo Gentil, responsável pela Comunicação da Odebrecht S.A na Bahia.

Samba e bate-papo – O espaço A Magia das Histórias conta com uma intensa e diversificada programação e tudo de graça. No dia 5 de outubro, às 10h, tem a oficina “Vamos Libertar Poesias?”. Às 15h tem contação de histórias com Luciana Ávila e às 16h tem bate-papo com o garoto Guilherme Santana, criador de uma gibiteca em Santo Amaro.

Além disso, às 16h30 será feita a doação da primeira minibiblioteca da Livres Livros para a cidade de Cachoeira. A cerimônia contará com a presença do homenageado da Flica deste ano, o escritor e poeta Rui Espinheira Filho, além do prefeito de Cachoeira, Fernando Antonio da Silva Pereira.

No dia 6 de outubro, sexta-feira, às 9h30 tem contação de histórias em frente a Biblioteca Municipal. Às 15h o bate-papo é com a escritora Moina Bartilotti, autora do livro O Piquenique de Platão Tão-Tão – uma versão livre e lúdica de “O Banquete” de Platão’. Para encerrar o dia, às 18h tem apresentação da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia.

No sábado (7) pela manhã, tem oficinas e contação de histórias com Saluar Chequer. Às 15h acontece o encontro com a escritora Renata Fernandes, autora dos livros infantis “A Turminha da Janelinha”, “Como é que é, o chulé quer morar no meu pé?” e “Posso te contar um segredo? É legal compartilhar o brinquedo”. Às 17h tem um show infantil com o grupo Espaço Musical do violonista Gabriel Macedo, neto do lendário Osmar Macedo, um dos criadores do trio elétrico.

O encerramento acontece no domingo, ao meio dia, com recital de poemas. Mas antes, às 10h, tem contação de histórias seguido da atividade de Trança fitas. Tudo gratuito. (PROGRAMAÇÃO EM ANEXO)

Outras Notícias