Lua é mais velha do que pensávamos, revela estudo

lua

A Lua é muito mais antiga do que pensávamos, revelou uma nova pesquisa cujo foco foram rochas lunares trazidas para a Terra durante as missões Apollo . Segundo o estudo, a Lua se formou em apenas 50 milhões de anos no início da formação do Sistema Solar .

Isso significa que a Lua tem cerca de 4,51 bilhões de anos — significativamente mais do que se pensava. Pesquisas anteriores haviam sugerido que ela se formara cerca de 150 milhões de anos após o Sistema Solar.

A descoberta pode ajudar cientistas a entenderem a idade da própria Terra Publicada neste mês, no contexto dos 50 anos da chegada do homem à Lua, a pesquisa se vale de coleções de amostras trazidas para a Terra pelos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin.

A Lua provavelmente se formou quando um enorme corpo planetário, do tamanho de Marte , se espatifou na Terra primitiva. Isso lançou material na órbita da Terra, que gradualmente formou na Lua que podemos ver hoje.

Mas, em seu estado inicial, a Lua parecia muito diferente, coberta por um oceano de magma que formava diferentes tipos de rochas à medida que esfriava e se tornava sólido. Os pesquisadores observaram a natureza dessas rochas na tentativa de entender como a Lua foi formada, examinando a composição química das amostras.

— Tais observações não são mais possíveis na Terra, já que nosso planeta tem estado geologicamente ativo ao longo do tempo”, disse Peter Sprung, coautor do estudo. — A Lua, portanto, oferece uma oportunidade única para estudar a evolução planetária”.

Os pesquisadores puderam observar a variedade de diferentes elementos raros encontrados nas amostras lunares, para ajudá-los a ver o quanto de derretimento se deu para chegar aos padrões que são visíveis na superfície da Lua hoje. Os cientistas então procuraram tendências e padrões entre essas rochas, a fim de entender como esses elementos raros se comportam.

Dois desses elementos — háfnio e tungstênio — são úteis porque funcionam como um relógio natural: eles se decompõem de maneira confiável, portanto, podem ser usados para calcular o tempo. Sua decomposição durou apenas os primeiros 70 milhões de anos do sistema solar, o que ajudou a mostrar que a Lua começou a se solidificar durante os 50 milhões de anos no início do sistema solar.

 

Outras Notícias