Luciano Huck conhece projeto em escola pública de Feira

Luciano Huck conheceu a história de alunas contempladas pelo Projeto 15 Primaveras.
Luciano Huck conheceu a história de alunas contempladas pelo Projeto 15 Primaveras.

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Luciano Huck conheceu a história de alunas contempladas pelo Projeto 15 Primaveras.
Luciano Huck conheceu a história de alunas contempladas pelo Projeto 15 Primaveras.

A Escola Municipal Maria Antônia da Costa, localizada no bairro da Santa Mônica, em Feira de Santana, recebeu, nesta segunda-feira (31), uma visita inusitada. O apresentador Luciano Huck, da Rede Globo de Televisão, veio conhecer uma ação social da unidade de ensino. Trata-se do Projeto 15 Primaveras, iniciado em 2012, cuja meta é valorizar a autoestima das suas estudantes adolescentes, presenteando-as com um baile de debutantes. A iniciativa da escola despertou o interesse do apresentador, que está produzindo material para seu programa, o Caldeirão do Huck.

“As meninas que vão ser homenageadas pelo projeto este ano estavam tendo aulas de etiqueta com a Miss São Gonçalo, Adrielle Brandão, quando alguém bateu na porta da sala”, conta a diretora da unidade, Nelcilandia Figueiredo Arouca.

Quando a porta foi aberta, as estudantes deram de cara com Luciano Huck e viveram um misto de alegria e comoção. O apresentador chegou de surpresa à escola e passou parte da manhã conhecendo as suas instalações e principalmente os detalhes do Projeto 15 Primaveras.

A visita de Luciano Huck foi motivada por um e-mail enviado pela vice-diretora da unidade, Ilnara Oliveira Brandão. “Tudo começou como brincadeira, na verdade. Ao final do baile de debutantes do ano passado, brincamos sobre a possibilidade de enviarmos uma carta para Luciano Huck para que a festa de 2015 fosse ainda melhor. Criei coragem e escrevi uma mensagem contando sobre a nossa iniciativa e a importância do projeto na vida das estudantes. Três meses depois ele chegou à escola”, conta Ilnara.

Desde o início do Projeto 15 Primaveras, em 2012, cerca de 50 adolescentes participaram do baile de debutantes, que é a principal ação da iniciativa. Neste ano, 37 estudantes terão o sonho do baile realizado com o apoio do Caldeirão do Huck, além de toda a visibilidade que um programa da Rede Globo, exibido em rede nacional, proporciona.

“Nossa principal dificuldade era encontrar patrocínio para o buffet da festa, devido à quantidade de alunas participantes. Este ano, já tínhamos garantidos o espaço da festa, aluguel dos vestidos de gala e ainda maquiagem. Luciano nos prometeu todo o buffet da festa e a presença do coreógrafo do seu programa para ensaiar a valsa com as estudantes”, revela Ilnara Brandão.

Em seu primeiro ano, o evento foi realizado no pátio da escola, e as debutantes usaram vestidos emprestados pelas próprias professoras e diretoras. Depois, a unidade ganhou o apoio do espaço de eventos Mansão 888 e também de algumas empresas que ajudavam com os vestidos e outros materiais. “Este ano, estávamos pensando em nós mesmas prepararmos o jantar que seria servido, mas Luciano Huck atendeu ao nosso pedido e a festa, que ainda terá a data marcada, será inesquecível”, comemora Nelcilandia Arouca.

O objetivo da vinda do apresentador é dar visibilidade à iniciativa cidadã da escola e conhecer a história das meninas que, por inúmeras razões, não teriam uma festa de debutante se não fosse o Projeto 15 Primaveras. Luciano Huck conheceu as adolescentes, dentre as quais, Andressa Almeida, estudante do 9º ano, que completará 15 anos em 2016, mas deixará a escola ainda este ano, uma vez que a unidade é de ensino fundamental (1º ao 9º ano). Por esse motivo, Andressa já estava no grupo de debutantes, o que fez o apresentador convencer-se ainda mais da certeza de apoiar a ação.

“O foco principal da nossa iniciativa é a valorização das estudantes e o resgate da autoestima delas. Percebemos grandes mudanças no comportamento das alunas que participam do projeto. Elas se sentem mais belas, se sentem verdadeiras princesas, que é a forma como nós as chamamos”, brinca Ilnara.

Durante a tarde, Luciano Huck visitou a casa de várias alunas participantes do Projeto 15 Primaveras, para saber um pouco mais sobre a história de vida delas. A data de exibição da matéria ainda vai ser agendada pela produção Caldeirão do Huck.

Com foto e informações da Secom/PMFS.