Lula confirma candidatura e fala que quer pedido de desculpas

2

“Agora quero ser candidato a presidente da República”, afirmou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante de uma multidão de simpatizantes em São Paulo, após ser condenado nessa quarta-feira (24) a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os juízes “sabem que não cometi nenhum crime”, declarou Lula, presidente entre 2003 e 2010. “Quero que me peçam desculpas pela quantidade de mentiras que proferem sobre mim há quatro anos”, acrescentou.

Os advogados de defesa do petista disseram que vão recorrer da decisão. “[Vamos recorrer] porque nós lutamos muito para resgatar da ditadura militar a democracia que nós temos”, disse José Roberto Batochio, um dos advogados de Lula. “Condenação sem provas é condenação autoritária. Esse julgamento será julgado pela história”, completou.

Batochio ainda comparou a situação vivida por Lula à trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul que ficou preso por mais de duas décadas por questões políticas. Sobre a eleição, eles argumentam que a decisão do TRF-4 não impede que Lula faça seu registro como o candidato.

O PT também divulgou nota reafirmando que o ex-presidente vai participar da eleição de 2018. O partido diz que vai lutar para garantir a candidatura dele. O mesmo discurso foi feito pela ex-presidente Dilma Rousseff, que ainda afirmou que uma “eleição sem Lula seria uma farsa”.

Do portal A Tarde.

Foto de capa extraída do site Jovem Pan Uol.

LEIA MAIS: Por 3 a 0, desembargadores do TRF4 mantêm condenação de Lula no caso tríplex.

Outras Notícias