Mais de 11 mil ‘gatos’ foram detectados e removidos em Feira de Santana em 2023

imagens-neoenergia-coelba-60

As ações de combate às ligações clandestinas realizadas pela Coelba resultaram na identificação e remoção de 11.278 irregularidades em Feira de Santana em 2023, uma média de 63 por dia, segundo dados da concessionária. Foram 23.043 inspeções em 2023, com a recuperação de 6,6 milhões de quilowatt/hora energia que poderia abastecer um município como Irecê durante um mês.

Em toda Bahia, foram 112 mil irregularidades identificação e remoção em 2023, uma média de 311 por dia. Como resultado das operações, a distribuidora recuperou mais de 400 milhões de quilowatt/hora de energia, que seria suficiente para abastecer todo o município de Feira de Santana durante nove meses. Este foi o maior volume de energia recuperada da história.

Em comparação a 2022, a energia recuperada pela distribuidora em 2023 teve um aumento de 4%. No ano passado, os profissionais da concessionária realizaram cerca de 220 mil inspeções em todos os municípios da Bahia.

“A tecnologia aumenta a assertividade das ações que a Coelba realiza em campo. Devido aos sistemas de monitoramento instalados na rede elétrica, conseguimos identificar uma possível fraude em qualquer lugar da Bahia a partir do nosso centro em Salvador. Por isso, podemos afirmar que quem está furtando energia será identificado e terá a devida sanção”, destacou o gerente da Receita da Coelba, Rodrigo Almeida.

Todos os segmentos de consumidores são fiscalizados e monitorados pela distribuidora. Em 2023, mais de sete mil unidades comerciais e 312 indústrias foram flagradas pela distribuidora furtando energia. Apenas nestes nichos de clientes, a energia recuperada poderia abastecer 432 mil residências durante um mês.

Quem furta energia está cometendo um crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Em 2023, três pessoas foram conduzidas à delegacia e responderão a inquérito policial. Os “gatos” também representam riscos à população, pois são realizados por profissionais sem autorização e treinamento adequado.

Além de ilegais e poder provocar acidentes graves, as irregularidades prejudicam o fornecimento de energia, podendo causar problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento. Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Coelba.

Outras Notícias