Mais de 280 mil comprimidos de ‘rebites’ são encontrados em ônibus, em Feira; apreensão foi a maior do país em 2022, diz PRF

Mais de 280 mil comprimidos de metanfetamina, droga conhecida popularmente como “rebite”, foram apreendidos em um ônibus de transporte intermunicipal em Feira de Santana. O flagrante aconteceu na manhã desta sexta-feira (10). Esta é a maior apreensão do material registrada este ano no Brasil, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a polícia, os agentes encontraram a droga durante uma fiscalização, em um trecho da BR-116 sul. O material estava armazenado em quatro caixas.

Um homem, suspeito de ser o responsável pela carga, foi preso. Ele disse aos agentes da PRF que o material seria entregue a um casal que o aguardava na rodoviária da cidade. Os dois também foram presos, no terminal. Os nomes dos três não foram divulgados.

O trio foi levado para o complexo de delegacias do Sobradinho, onde foram autuados em flagrante, e vão responder pelo crime de tráfico de drogas. A substância também foi apresentada para a Polícia Civil.

Sobre a droga
A metanfetamina é um estimulante cerebral e seu uso prolongado pode causar, entre outras complicações, ansiedade excessiva e transtornos de personalidade. Ela é uma substância ilícita e faz parte da mesma categoria da cocaína e da heroína, por exemplo.

No Brasil, ela é mais conhecida como “rebite” ou “cristal”. O cristal é usado pelos mais jovens em festas, e “rebite” é utilizado por muitos caminhoneiros, como forma de aliviar cansaço ao dirigir por horas seguidas.

A metanfetamina é uma substância química perigosa, com um forte potencial de viciar o usuário. Como ocorre com todas as drogas, esse produto age primeiramente como um estimulante. No entanto, também provoca alterações psíquicas graves, lesões cerebrais irreversíveis e ainda o aumento do risco de convulsões, overdoses e tendência suicida.

Fonte: g1, com imagens divulgação e reprodução/redes sociais.

Outras Notícias