‘Mais Você’ mostra bastidores do trabalho de Tom Veiga como Louro José

tom-veiga-e-louro-jose-600x400

Por quase 25 anos, Tom Veiga, morto aos 47 anos, foi intérprete de Louro José e sua identidade permanecia no anonimato. O que muita gente não sabe é como o artista manipulava o papagaio mais famoso do Brasil, nos bastidores do Mais Você.

Para ter um Louro José perfeito, a equipe levava um mês para deixar tudo pronto, ainda segundo Toni Kemper. (Foto: Reprodução)

Ivo Madogllio visitou a Casa de Cristal, local em que o programa foi apresentado durante bastante tempo antes de voltar para São Paulo. Lá, o repórter mostrou que atrás de onde o boneco ficava posicionado, havia um espaço com cadeira, monitor de televisão e uma garrafa térmica de café para Tom Veiga.

“Olha de onde era o olho do Louro José. Era daqui que ele enxergava todo o estúdio, é desse monitor que ele via onde a Ana estava, o que estava acontecendo no restante do estúdio e o TP (teleprompter) para se ler o texto. Por aqui ele sabia onde se posicionar exatamente e para que lado ele iria”, detalhou Ivo Madogllio.

O Mais Você também visitou o departamento de adereços da Fábrica de Cenários dos Estúdios Globo – ambiente em que Louro José era produzido. Toni Kemper, supervisor de Artes Cenográficas, explicou que o boneco do papagaio foi criado para não ser copiado. E, antes de aparecer no ar, o boneco passava pela avaliação criteriosa de Tom Veiga. “Ele verificava movimentação do bico, movimentação do mecanismo dos olhos, a pintura de arte”, lembrou o profissional.

Para ter um Louro José perfeito, a equipe levava um mês para deixar tudo pronto, ainda segundo Toni Kemper.

Após a morte de Tom Veiga, o destino de Louro José ainda não está decidido. No Mais Você, Ana Maria Braga segurou o papagaio no colo e comentou: “Não sabemos o que virá no futuro. Esse Louro que está aqui comigo agora vai ficar na nossa memória para sempre, esse Louro que o Tom interpretou brilhantemente.”

Outras Notícias