O verão é uma estação que necessita de cuidados específicas com os pets, principalmente em relação á hidratação correta e banhos refrescantes. Por isso, é importante saber como cuidar desses animais no calor para protegê-lo de desconfortos, alergias e possíveis estresses. Para garantir que o cão fique bem e possa se divertir tranquilamente nessa fase do ano, o Jornal Transbrasil entrevistou o médico veterinário, César Luiz cunha Mascarenhas Filho, que deu algumas dicas para ajudar no cuidado desses animais no calor.
Uma das principais dicas do veterinário foi para que é evitar os bichinhos no carro ou nos locais abafados, sem circulação de ar, isso aumenta o risco do cão sofrer hipertermia.
Ainda de acordo com César Mascarenhas Filho, é necessário ficar atento se o animal demonstrar cansaço, com respiração ofegante e dificuldade para andar. “A hipertermia leva à disfunção dos órgãos, podendo causar até a morte do cão. Outro fator importante de destacar é que ao contrário dos gatos que procuram sempre os lugares mais frescos para se acomodar, os cachorros ficam sempre com uma maior exposição ao sol e calor, o que prejudica ainda mais a saúde do animal, por isso, a hidratação é sempre a melhor alternativa”, salienta.
“Outra dica importante para cuidar dos animais no calor é evitar os passeios com ele entre 10h e 16h. Nesses horários, ocorre maior incidência de radiação UVB, a principal responsável pelo câncer de pele, que também atinge os pets. “Nos momentos mais quentes do dia, o asfalto ou areia da praia pode causar queimaduras nos coxins, as almofadinhas das patinhas. Assim, é importante fazer os passeios em horários refrescantes”, destaca Mascarenhas.
Para finalizar , o médico veterinário explica que para diminuir o calor do cachorro em viagens, passeios na rua ou até em casa, é importante que ele tenha acesso à sombra e às áreas mais frescas. “Mantenha as janelas do ambiente abertas, na praia deixe o cão abaixo de um guarda-sol, em alguns momentos, levar cubos de gelo e à água, ela deve ser oferecida em abundância e estar sempre fresquinha”, pontua.