Médicos cubanos começam deixar Feira de Santana nesta quinta

De acordo com o sindicato, o retorno dos médicos do setor ao trabalho não significa que os atendimentos serão regularizados (Foto Ilustração)
De acordo com o sindicato, o retorno dos médicos do setor ao trabalho não significa que os atendimentos serão regularizados (Foto Ilustração)

A partir desta quinta-feira (22), os médicos cubanos que atuam em Feira de Santana – Região Centro Norte Baiana – já começaram a deixar a cidade. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), uma das responsáveis pela cooperação internacional entre o Brasil e Cuba, em Salvador os profissionais de diversos municípios baianos se juntarão e embarcam em direção a Havana até, no máximo, próximo sábado (24), num dos cincos primeiros voos em direção à capital cubana.

Quanto aos outros 5 cubanos que ainda estão em Feira de Santana, a informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que a data para seu regresso ainda não foi determinada. Entretanto, na segunda-feira passada (19), a Opas já tinha confirmado que até o dia 12 de dezembro, todos os médicos cubanos que atendiam ao programa devem deixar o Brasil gradualmente.

Além da capital baiana, foram instituídos outros três polos pelo País: Brasília, Manaus e São Paulo. Sendo que nestes cinco primeiros voos devem partir também médicos que atuam nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
O Programa Mais Médicos conta com 24 profissionais atuantes na cidade, desses 14 são brasileiros, oito cubanos, um cubano com diploma revalidado e um mexicano. “Como um médico cubano já tinha retornado a seu país de origem antes do anúncio do governo, deixando uma vaga em aberto para contratação, soma-se assim nove vagas para o edital”, informou a Secretária de Saúde, Denise Lima Mascarenhas.

Outras Notícias