Médicos cubanos embarcam para Havana no aeroporto de Salvador

Voo com médicos cubanos partiu de Salvador com destino à Havana (Foto: Divulgação/Aeroporto de Salvador)
Voo com médicos cubanos partiu de Salvador com destino à Havana (Foto: Divulgação/Aeroporto de Salvador)
Voo com médicos cubanos partiu de Salvador com destino à Havana (Foto: Divulgação/Aeroporto de Salvador)

Um grupo de médicos cubanos que atuava na Bahia embarcou no Aeroporto Internacional de Salvador na noite desta quarta-feira (28) com destino à Havana, segundo informações divulgadas pela concessionária Vinci Airports, que administra o terminal.

Segundo a empresa, o voo da companhia aérea Cubana de Aviación partiu às 21h43 da capital baiana, com cerca de 200 passageiros. A previsão de decolagem era às 20h30, mas houve um atraso.

Além do embarque desta quarta, outros dois voos estão previstos para a quinta-feira (29). As decolagens devem ocorrer às 20h30 e 23h.

De acordo com a Vinci Airports, antes de definir os horários, a companhia cubana havia solicitado outros, que, no entanto, não estavam disponíveis. Com isso, a empresa aérea fez ajustes para decolar em horários adequados.

Os cubanos começaram a deixar o país após decisão de Cuba de abandonar o programa Mais Médicos no último dia 14, alegando declarações ‘ameaçadoras’ do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Com a saída dos cubanos, o Ministério da Saúde precisou abrir edital para contratação de novos médicos. As inscrições vão até o dia 7 de dezembro pelo site do programa. Os médicos inscritos têm até 14 de dezembro para se apresentar.

Só na Bahia, são ofertadas 853 vagas no programa. Até a segunda-feira (26), doze médicos já tinham começado a trabalhar no estado. Ainda não há uma lista atualizada.

Segundo o ministério, os profissionais contabilizados até a segunda foram alocados em 10 cidades do estado: América Dourada, Central, Feira da Mata, Itabuna, Jequié, João Dourado, Santa Maria da Vitória, Santo Estevão, Seabra e Uauá.

Com exceção de Central, que recebeu três médicos, cada um dos outros nove municípios têm, até então, um profissional do programa em atuação.

As informações são do G1 Bahia

Outras Notícias