Médicos do Hospital Estadual da Criança voltam ao trabalho

Educados para se mostrarem fortes, homens evitam o atendimento médico (Foto: Reprodução/BBC Brasil)
Educados para se mostrarem fortes, homens evitam o atendimento médico (Foto: Reprodução/BBC Brasil)
Foram suspensas consultas ambulatoriais, recebimentos de pacientes transferidos de outras unidades médicas do estado (Foto: Divulgação/ Hospital Estadual da Criança)

Os médicos do Hospital Estadual da Criança (HEC) de Feira de Santana – Região Centro Norte Baiana – retomaram as atividades ontem (7), logo após as 16h, depois de terem os salários de dezembro pagos. Eles paralisarem os serviços desde a última quinta-feira (2). De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), apesar do retorno do serviço, os médicos ainda negociam com a gestão do hospital sobre o contrato de trabalho, que estabelece que o pagamento de salários depende do repasse da Secretaria do Estado da Bahia (Sesab).

Cerca de 150 médicos estavam sem receber os vencimentos. Com a paralisação, o atendimento de urgência e emergência, além da assistência aos pacientes já internados, foram mantidos. Foram suspensas consultas ambulatoriais, recebimentos de pacientes transferidos de outras unidades médicas do estado para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas, UTI neonatal, enfermarias e emergência, além de atendimentos não emergenciais no pronto de socorro.

Em nota, a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil confirmou o retorno dos trabalhos dos médicos e a normalização no atendimento. No ano passado, os médicos do HEC entraram em greve no dia 4 de julho e só retornaram às atividades no dia 25 do mesmo mês, também por conta de atraso salarial.

Outras Notícias