Mercadão de Alcobaça recebe obras de artista plástico

Fotos: Hugo Sulz
Fotos: Hugo Sulz

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

O novo Mercadão Municipal de Alcobaça, que está recebendo 28 boxes para a comercialização de carnes, frangos e peixes, também vai contar com painéis em barro e totens em madeira do artista plástico José Américo Fonseca Azevedo. O artista plástico nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) e vive em Salvador (BA) desde 1975. Ele mantém um atelier instalado em Maragogipinho, no Recôncavo Baiano, onde durante a semana se dedica à confecção de suas peças cerâmicas.

Fotos: Hugo Sulz
Fotos: Hugo Sulz

O totem em madeira e as peças em cerâmica estão sendo aplicadas nas paredes do Mercado Popular de Alcobaça. Obra aguardada há mais de dois séculos pelos alcobacenses, o Novo Mercadão é fruto da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. Uma vez inaugurada, a nova conquista vai incentivar o processo de comercialização de produtos agrícolas, com a implantação de uma infraestrutura de apoio, contribuindo para o desempenho econômico dos produtores rurais e comerciantes informais do município de Alcobaça.

Há doze anos, José Américo vem realizando trabalhos com técnicas variadas como painéis, totens, santos e utilitários. Ele é especialista na confecção de painéis temáticos usando a técnica de placas de cerâmica. Além disso, o artista realiza confecções de totens em cerâmica na técnica de tauá com brunimento, bem como o brunimento com enfumaçado, que consiste na queima com folha de mamona. (Com informações do site Teixeira Agora)