Ministro da Cultura visita Cachoeira

Foto: divulgação

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

 

A cidade de Cachoeira e seus pontos culturais foram as principais pautas da visita técnica feita pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira, nesta terça-feira (12). Também esteviveram presentes o secretário estadual de Cultura Jorge Portugal, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prefeito de Cachoeira, Carlos Pereira, o secretário municipal da pasta, Zé Luiz, dentre outras autoridades.

O ministro Juca Ferreira foi ao Terreiro Zogbodo Male Bogun, mais conhecido como Roça do Ventura. A casa de candomblé faz parte da nação Jeje Mahi e é o mais novo bem considerado Patrimônio Cultural do Brasil. Além disso, é também responsável pela preservação de uma das tradições religiosas de matriz africana.

O Casarão localizado na rua Benjamin Constant, que pertence ao Iphan, também foi visitado pelo ministro Juca Ferreira e sua comitiva. Futuramente, o casarão abrigará a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, entre outras áreas administrativas.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Após um passeio pela principal rua de Cachoeira, a 25 de Junho, o ministro visitou o Cine Teatro Cachoeira, prédio de 1922 que passou por uma reforma recentemente, e acompanhou uma apresentação das ações realizadas pelo Iphan na região do Recôncavo Baiano nos últimos anos, feita pela presidenta do Instituto, Jurema Machado. A população cachoeirana também aproveitou o momento para apresentar alguns questionamentos à comitiva.