Mitos e verdades sobre a rinite

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Para muita gente, sintomas como congestão nasal, coceira, espirros e coriza poderiam indicar apenas uma gripe forte, mas não é tão simples assim. Faça o teste para descobrir o que é mito e o que é verdade sobre a rinite alérgica

Existe predisposição genética para alergia
Verdade. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia (SBAI), filhos de pai e mãe com alergia têm 50% mais chance de desenvolver rinite alérgica

A rinite só ocorre em dias mais frios
Mito. Ocorre em todas as épocas do ano, no entanto, segundo João Ferreira de Mello Jr., o que se agrava no frio são as crises alérgicas, devido a aglomeração das pessoas .

Poluição piora os sintomas da doença
Verdade. Estudo feito na Universidade de Cologne, mostra que a constante emissão de poluentes derivados do petróleo propicia o desenvolvimento das alergias respiratórias.

A rinite é um resfriado que nunca sara
Mito. Embora possuam sintomas similares, a rinite é uma doença crônica, ou seja, o paciente que sofre com ela a terá para o resto da vida, ao contrário do resfriado.

Rinite e asma são a mesma doença
Verdade. “Os anticorpos produzidos por ambas as doenças são os mesmos (imunoglobulinas E – IgE)”, confirma o médico João Ferreira de Mello Jr.

Quem sofre de rinite já nasce com a doença
Mito. Ao nascer, o paciente alérgico apresenta uma tendência à sensibilidade, ou seja, pode ser que a alergia nunca se manifeste ou apareça tardiamente.

 

Fonte: http://www.saudeemalerta.com.br/

Foto de capa: www.bolsademulher.com.br

 

 

Outras Notícias