Mitos e verdades sobre bronzeado

BRONZEADO

 

Usar descolorantes e ficar debaixo do sol pode prejudicar a pele?

Verdade. Esse tipo de produto tem ação descolorante independentemente da exposição solar. Por isso, quando em contato direto com o sol, pode levar a queimaduras e manchas e também aumentar a sensibilidade da pele ao produto, desencadeando uma reação alérgica.

 

Água, manteiga, sal grosso e Coca-Cola são produtos que ajudam a garantir um bronzeado mais bonito?

Mito. Qualquer um desses produtos, quando em contato com a pele e sob exposição de sol, não bronzeiam, mas queimam, levando a um processo inflamatório e consequente formação de manchas – que, muitas vezes, demoram bastante tempo para clarear ou nem clareiam.

 

Acne exposta ao sol pode provocar manchas na pele?

Verdade. A acne, principalmente aquela vermelhinha e inchada, é um processo inflamatório que pode pigmentar com a exposição solar. Portanto, quem tem acne deve usar filtro solar diariamente em gel ou oil free.

 

A combinação de limão e sol causa manchas na pele?

Verdade. A combinação de limão e sol pode causar a chamada fitofotodermatose, um processo inflamatório que pode levar a queimaduras mais sérias. As manchas ficam escuras e demoram meses para sair. Por isso, quando estiver ao sol, evite chegar perto de limão, laranja e folha de figo. Se por acaso o contato acontecer, lave imediatamente a área com água e sabonete para retirar todo o resíduo e passe protetor solar.

 

Autobronzeador pode manchar a pele?

Verdade. Caso a aplicação não seja uniforme, haverá diferenças de tons de bronzeado. A maneira ideal é aplicar o produto após uma leve esfoliação da pele e espalhá-lo de forma homogênea por toda a superfície. Em seguida, esperar 20 minutos para se vestir e lavar bem as mãos ou usar luvas para não manchar a pele.

 

Passar autobronzeador protege a pele do sol?

Mito. O autobronzeador não possui o mesmo efeito do filtro solar. Os autobronzeadores são feitos à base de dihidroxiacetona, substância que oxida a camada mais superficial da pele, conferindo um aspecto de bronzeado natural. Ou seja: o uso de autobronzeador não descarta a necessidade de filtro solar.

 

Fonte: http://www.suacorrida.com.br/

Foto de capa: www.upesteticacuritiba.com.br

Outras Notícias