Mitos e verdades sobre os cabelos

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

1- Escovas de cerdas naturais dão mais brilho ao cabelo?

Verdade. As escovas com cerdas naturais, além de fazer um polimento mais fiel da fibra, distribuem melhor a oleosidade natural dos cabelos, que a gente tem mais acentuada no couro cabeludo, resultando em um brilho ainda maior que as escovas de cerdas sintéticas.

Karina Mazzini deixa a dica de como escová-los: “A pessoa deve passar a escova de cima para baixo, ou seja, do couro cabeludo para as pontas do cabelo”.

2- Lavar os cabelos com água quente tira o brilho, aumenta a oleosidade e acelera a queda?

 

Mito. A água quente não provoca a queda. Wallace Künsch alerta que o brilho dos cabelos pode sim ser comprometido, devido à dilatação das cutículas provocada pela temperatura da água, pois o ph (grau que mede acidez e alcalinidade) das madeixas é elevado.

Karina Mazzini faz outro sobre a abertura das cutículas do cabelo e remoção da oleosidade natural do fio: ele fica mais frágil, ressecado e também até mais vulnerável para o aparecimento de ponta dupla. “A temperatura ideal para lavar o cabelo é 20 graus”, afirma a dermatologista.

3- Lavar os cabelos todos os dias acelera a queda e deixa opaco?

Mito. Os cabelos que são muito oleosos precisam ser lavados todos os dias para retirar o excesso de sebo que o couro cabeludo produz. Uma orientação importante dada pela dermatologista é quanto à quantidade de xampu, que precisa ser pouca. “A gente não pode encher a mão de xampu e creme. Tem que ser um pouquinho e fazer espuma. Se você usa muito xampu e muito creme, você sobrecarrega a queratina do cabelo”. Já Wallace dá uma dica quanto a perda do brilho dos cabelos: “nada que um bom finalizador não resolva”.

4- Dar uma última chuveirada fria no cabelo ajuda a dar brilho?

Verdade. Funciona porque a água fria ajuda a fechar as cutículas do fio, oferecendo um brilho diferenciado. A temperatura ideal para lavar o cabelo é a fria.

5- A alimentação influencia no brilho dos cabelos?

Verdade. E como! Uma alimentação saudável contribui não somente para o brilho, mas também para o crescimento das madeixas bem como todas as partes do nosso corpo. Uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, antioxidantes, proteínas, ferro, zinco e vitamina A e C deixa o cabelo mais forte.

6- O talco tira a oleosidade?

Verdade. O talco, como absorve a umidade que está no fio, retira o óleo que está no couro cabeludo. “Então, a pessoa que tem o cabelo muito oleoso pode usar talco, mas tem que ser bem pouquinho, pois pode fazer uma papa no cabelo”, alerta Dra. Karina.

Fica a dica de Wallace Künsch: “hoje já temos produtos com tecnologia específica para fazer essa limpeza a seco”.

7- O cabelo se acostuma com o shampoo depois de 6 meses de uso?

Aqui há uma divergência entre os entrevistados.

Para Dra. Karina é mito. Já que, de acordo com ela, não é o xampu que prejudica e sim a maneira como a pessoa usa o xampu, a quantidade já citada anteriormente.

Para Wallace é verdade. De acordo com ele, todos os xampus e condicionadores possuem um peso molecular, que define a intensidade da penetração no interior da fibra. “Com o passar do tempo não sentimos o mesmo efeito nos cabelos, como se realmente ele acostumasse com o produto. A dica é, ter sempre duas ou três linhas de tratamento e intercalar o uso entre elas”, afirma.

8- O cloro deixa o cabelo verde?

Mito. Na verdade, é sulfato de cobre, outro metal também usado para tratar a água de piscina. Este metal se liga à queratina do fio e acaba deixando a pigmentação do cabelo esverdeada. Vai aparecer mais no cabelo que é claro (louro).

9- O uso frequente de chapinha e secador podem estragar o cabelo?

Mito. O que define se vai estragar os fios de cabelo ou não é o uso correto do aparelho. É muito comum o uso da chapinha ou secador muito quente, ocasionando a quebra do fio e a desidratação dos fios. Uma dica importante é sempre aplicar um protetor térmico.

10- Xampu sem sal é melhor para os cabelos?

Verdade. De acordo, com a Dra. Karina, se o sal estiver numa concentração muito alta no xampu, ele vai danificar a cutícula do cabelo. “O sal puxa água. Uma molécula de sal carrega duas de água do fio. Por isso, quando a pessoa vai à praia e mergulha na água salgada, não deve ficar com o sal muito tempo no cabelo. O certo é tomar uma ducha de água doce. Xampu com pouco sal ou sem sal é melhor”, afirma.

Mas, Wallace afirma que atualmente não existe ainda no mercado xampus totalmente isentos do componente. “O sal (lauril sulfato de sódio ou derivados) é um dos principais agentes de limpeza e existe nos xampus do mercado. O que temos são produtos com menor quantidade de sal”.

11- A qualidade do xampu influencia no volume dos cabelos?

Verdade. Cada cabelo exige um tipo de tratamento. É necessário usar produtos específicos para cada fibra, assim conseguimos controlar volume, frizz, ressecamento e outros probleminhas do tipo. Por exemplo: quem tem cabelo ralinho e quer fazer volume deve usar xampu antiresíduo, porque o resíduo se acumula na cutícula do cabelo e pesa. Se você usa xampu que tem antiresíduo, ele vai limpar mais profundamente e o fio ficar mais levinho, o que faz mais volume. Consulte o seu profissional da área.

12- O uso frequente de coloração pode estragar os cabelos?

Verdade. Dra Karina afirma que toda química, assim como a tintura, as escovas, os alisamentos, usados de forma muito frequente, pode quebrar a queratina do cabelo e fazer o cabelo perder brilho e resistência.

Já Wallace explica que a forma como o tratamento é feito também define o futuro dos fios. “Depende de como é feito o procedimento e também da qualidade do produto. Retoques devem ser retoques. Uma sobrecarga de pigmentos, por exemplo, pode não só ressecar, mas também dificultar procedimentos futuros como mudança de cor”.

13- Caspa é sinal de sujeira?

Mito. A caspa é um dos sintomas de uma doença que se chama dermatite seborreica. Às vezes, a pessoa lava o cabelo todo dia, mas ainda assim tem caspa. É preciso tratar com remédio, com loção, com xampu apropriado, mas não é sujeira. Resíduos de cremes, ceras, gel, por exemplo, podem causar o surgimento desse problema

14- Xampu para caspa é eficaz?

Verdade. Um bom xampu elimina totalmente a caspa, mas vale ressaltar que intercalar o uso de um xampu hidratante é fundamental, pois os xampus para caspa são bem agressivos para a fibra capilar.

15- Colocar anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer mais rápido?

Mito. O anticoncepcional tem hormônios que não vão fazer efeito nenhum no cabelo e a utilização da pílula nada tem a ver com cabelo.

16- As fases da lua influenciam no crescimento do cabelo?

Mito. Não há nenhuma comprovação científica sobre isso. Mas é algo muito pessoal. Algumas pessoas acreditam fielmente.

17- Arrancar um fio branco faz com que nasçam dois no lugar?

Mito. O fio branco arrancado apenas será substituído por outro. A tendência de ter fio branco é genética, pessoal. Quando o cabelo começa a branquear e você arranca o fio, o folículo que está do lado não necessariamente vai gerar um fio branco. O cabelo começa a ficar branco e o processo é lento, acontece os poucos. Mas, fica a dica, o melhor é não arrancar.

18- O estresse pode causar queda de cabelo?

Verdade. É uma das grandes causas de queda de cabelo da atualidade.

19- Dietas radicais podem fazer o cabelo cair?

Verdade. Se a alimentação não for saudável podemos ter problemas com cabelos, pele e muitas outras partes do corpo. Uma alimentação saudável, conciliada ao uso de bons produtos, é uma garantia de cabelos lindos.

20- Gestantes não podem colorir os cabelos?

Verdade.  Segundo a dermatologista, as tinturas contêm muita química, inclusive chumbo, que não são permitidos na gestação.

21- É preciso usar xampu anti-resíduos?

Para a dermatologista, Karina Mazzini, o produto deve ser usado pelo menos uma vez por semana. “À medida que você vai usando os xampus normais do dia a dia, a química dele vai ficando presa entre as escamas de queratina. O cabelo vai pesando, inclusive até pela poluição. Você sai na rua e tem partícula de material pesado em suspensão. E tudo isso vai grudando no cabelo. Se você usa pelo menos uma vez por semana um xampu anti-resíduo, ele vai limpar mais profundamente e o cabelo vai ficar muito mais leve”, explica

Já para o cabeleireiro Wallace Künsch, os xampus anti-resíduos ou de limpeza profunda são especificamente para tratamentos como cauterização e reconstrução. “Eles tem o poder de dilatar as cutículas dos fios. No dia-a-dia temos que usar xampus de tratamento indicados por um profissional da área”, afirma.

22- Esfregar as pontas com xampu deixa o cabelo ressecado?

Verdade. Na lavagem dos cabelos devemos esfregar somente o couro cabeludo. O comprimento meio/ponta dos cabelos não retém sujeira, apenas odores. Apertar e fazer movimento de cima para baixo nos meios e pontas é o suficiente para fazer a limpeza. Mas deve-se lavar o cabelo da raiz à ponta, para ele ficar limpo.

23- O uso de boné faz cair o cabelo?

Mito. O boné não seria o fator predominante na queda. Mas pode, sim, agravar e acelerar a queda do fio se a pessoa tiver, por exemplo, uma dermatite seborreica. O boné vai abafar o cabelo e aumentar a seborreia, e é ela, em excesso, que faz cair o cabelo.

24- Dormir de cabelos molhados faz mal?

Verdade. O ideal é lavar as madeixas horas antes de dormir. Porque ele vai ficar úmida, abafada e facilitar a proliferação de fungos e caspa, e isso leva à queda de cabelo.

25- Calvície tem tratamento?

Verdade. Hoje temos tecnologia, produtos – como medicamentos via oral, loções, lasers – e profissionais muito competentes na área que são capazes de retardar consideravelmente a calvície.

 

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/ dermatologista  Karina Mazzini e o cabeleireiro Wallace Künsch.

Foto de capa: www.sonhos.com.br