Morador de Ilhéus alega que Samu negou atendimento a idosa; duas ambulâncias estão quebradas

Funcionários disseram que no último sábado não tinha médico de plantão na ambulância. Foto: tnonline.uol.com.br.
Funcionários disseram que no último sábado não tinha médico de plantão na ambulância. Foto: tnonline.uol.com.br.
Funcionários disseram que no último sábado não tinha médico de plantão na ambulância. Foto: tnonline.uol.com.br.

Um morador de Sambaituba, zona rural do município de Ilhéus, alega que os atendentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) negaram atendimento a uma idosa que acionou uma ambulância do serviço na noite da quinta-feira (3/5). Após a denúncia do morador à TV Santa Cruz, filiada da TV Bahia no sul do estado, uma equipe de reportagem foi até a sede do Samu de Ilhéus e verificou que duas das três ambulâncias que operam na cidade estão quebradas no pátio e apenas a avançada está rodando.

Os funcionários não gravaram entrevista, mas disseram que no último sábado (28) não tinha médico de plantão na ambulância. Os trabalhadores disseram ainda que apesar de a equipe médica estar completa nesta sexta-feira (4), com dois médicos de plantão, às vezes o serviço opera mesmo com a falta do profissional. O motivo da falta de médicos seria a insatisfação com o salário e também com as condições de trabalho.

A secretária de Saúde de Ilhéus, Elizângela Oliveira, disse que duas ambulâncias foram locadas para rodar a partir do dia 25 deste mês e outras três ambulâncias estão previstas para sair da manutenção, mas a data não foi divulgada. Ainda conforme a secretária, o município já solicitou ao Ministério da Saúde seis novas ambulâncias, mas não tem previsão de quando elas vão chegar.

Sobre a falta de médico no sábado passado, Elizângela Oliveira informou que o profissional escalado pediu demissão no dia anterior e por isso não deu tempo de substituí-lo. Ela disse também que cinco médicos concursados e contratados pediram demissão nos últimos dois meses, mas o quadro já está completo novamente.

Já com relação ao salário, a secretária declarou que a categoria se reuniu com ela semana passada para pedir aumento. “Existe um estudo de viabilidade financeira para avaliarmos um aumento salarial junto aos funcionários do Samu”, pontua Elizângela Oliveira.

Ação na Justiça

Porta de ambulância do Samu foi presa com cinta. Foto: Reprodução/TV Santa Cruz.

No dia 26 de março deste ano, a prefeitura de Ilhéus foi notificada pela Justiça para dar esclarecimentos sobre as ambulâncias do Samu do município. Cerca de um mês antes, em fevereiro, o Ministério Público do Estado (MP-BA) entrou com uma ação contra a prefeitura pedindo a imediata regularização do serviço com no mínimo uma ambulância avançada e três do tipo básica rodando. Além disso, a promotoria pediu que o município contrate uma empresa para fazer a manutenção preventiva e o conserto das ambulâncias.

No ano passado e em janeiro deste ano, a reportagem da TV Santa Cruz mostrou o estado dos dois veículos do Samu que atendiam a população. Pneus carecas, suspensão solta, macas sucateadas e até um cinto de segurança usado para segurar as portas traseiras foi detectado nas ambulâncias.

Com informações do G1.

Outras Notícias