Morador de São Paulo internado com febre amarela morre em hospital de Salvador

Hospital Couto Maia, na capital baiana.
Hospital Couto Maia, na capital baiana.
Hospital Couto Maia, na capital baiana.

O homem de 49 anos, morador do município de Taboão da Serra, em São Paulo, e que estava internado no Hospital Couto Maia, em Salvador, com febre amarela, morreu na tarde desse domingo (14). A informação foi confirmada ao G1 pelo secretário de Saúde do município de Itaberaba, cidade onde o paciente apresentou sintomas e recebeu atendimento inicialmente.

Conforme o secretário, o homem era natural de Itaberaba, morava em São Paulo e estava na cidade baiana para visitar a família. O paciente chegou ao município no dia 5 de janeiro, já com os sintomas da doença. Antes de vir para a Bahia, ele havia passado réveillon na cidade de Itapecerica da Serra, também em São Paulo.

O homem foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaberaba. O paciente esteve no posto de saúde repetidas vezes, entre os dias 5 e 9 de janeiro, quando apresentou piora no quadro clínico e foi transferido para Salvador na última terça-feira (9). A confirmação da febre amarela foi feita na quinta-feira (11), por meio de exame feito com matéria dele no Laboratório Central (Lacen), na capital.

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), trata-se de um caso importado, já que o homem começou a apresentar os sintomas no dia 2 de janeiro, antes de chegar à Bahia.

Vacinação

Em Itaberaba continuam os esforços para fazer o bloqueio vacinal conta a doença. Nesta segunda-feira (15), a vacinação no município volta a ser feita nos 18 postos de saúde da família, no posto móvel que está no centro da cidade, no ginásio de esportes, na feira livre e na sede do núcleo regional de saúde. A expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar mais de 40 mil pessoas em menos de 15 dias.

Outras Notícias