Moradores do Calabar realizam sonho com Morar Melhor e Casa Legal

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um grande sonho e luta de 40 anos dos moradores do Calabar e Alto das Pombas foram concretizados neste sábado (7) com duas ações simultâneas da Prefeitura na região: o Casa Legal e o Morar Melhor. A entrega de 700 títulos de posse do terreno e o início imediato das obras de reforma de 380 residências em situação precária foram acompanhados pelo prefeito ACM Neto, em cerimônia realizada na Praça Jovens Unidos do Calabar. Desta vez, os próprios moradores foram protagonistas do evento: dona Adélia Damasceno de Jesus foi a primeira a receber o título de posse das mãos de dona Edinalva Santos, beneficiária do Morar Melhor.

Na ocasião, também estiveram presentes os secretários de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Bruno Reis, e de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana, além de demais gestores municipais, autoridades, lideranças e a população. Uma das beneficiárias do Casa Legal, a professora Simone Tavares, de 47 anos, era só felicidade com o título de posse concedido por meio do Casa Legal. “Há muito tempo a gente esperava essa ação aqui, mas nenhum gestor tomou essa iniciativa antes. É um sonho realizado, fruto de muita luta da comunidade, que ficava com medo de perder as casas. Só tenho a agradecer”, desabafou.

Já o pedreiro e locutor Wellington Fernandes, de 35 anos, foi duplamente beneficiado. Além de receber melhorias de reboco, pintura e louças sanitárias na casa onde reside com a esposa e três dos 11 filhos, por meio do programa Morar Melhor, ainda foi contratado para trabalhar na própria ação de reforma das casas da comunidade. “O sonho de qualquer um é ter uma casa boa e todos aqui estão muito felizes. Afinal de contas, com a crise hoje ninguém tem dinheiro para fazer uma reforma como essa. É uma bênção mesmo essa ação da Prefeitura”, comentou sorrindo.

O prefeito ACM Neto lembrou que desde a infância acompanhava a situação do Calabar e do Alto das Pombas e que, ao vivenciar a realidade da área anos depois, já como político, se comprometeu a ajudar a realizar o sonho dos moradores. “Por isso estamos realizando o Morar Melhor e o Casa Legal aqui, demonstrando que a Prefeitura também considera a habitação como prioridade. Até o próximo ano, devemos entregar 5 mil títulos de posse na região e, assim que for concluída esta primeira etapa do Morar Melhor, já estará autorizada a reforma de mais 380 casas aqui”, salientou. O prefeito ainda lembrou que a realização do Casa Legal no Calabar só foi possível após dois anos de negociação com a Santa Casa de Misericórdia, antiga proprietária do terreno.