Município de Coração de Maria realiza pela primeira vez rastreamento de câncer de mama em mulheres entre 40 e 69 anos

Mamografia ainda é o mais importante exame na detecção precoce do câncer de mama. Foto: Reprodução/BBC Brasil
Mamografia ainda é o mais importante exame na detecção precoce do câncer de mama. Foto: Reprodução/BBC Brasil

Entre os dias 20 e 02 de fevereiro acontece no município de Coração de Maria o Primeiro Rastreamento do Câncer de Mama em mulheres entre 40 e 69 anos, ou para mulheres de 40 a 50 anos de idade com antecedentes patológicos. A medida visa prevenir e prestar assistência para a prevenção da doença que acomete cerca de 29% das mulheres no Brasil.

A iniciativa tem o apoio da vereadora Ilza da Saúde (PSD), que parabeniza o município pela iniciativa e garante que o melhor remédio para qualquer tratamento é a prevenção. “Como profissional da área de saúde, posso afirmar que medidas como essa garantem um diagnostico precoce podendo salvar muitas vidas”, avalia.

“Você que é mulher e se enquadra nas exigências para a realização da mamografia não exite em procurar seu agente comunitário de saúde, ou a Unidade de Saúde que é atendida e marque seu exame”, salienta Ilza.

A primeira-dama do município, Gardenia Lima afirma esta empenhada em fazer com que o máximo de mulheres façam o exame. “Nosso papel é fazer com que essas mulheres possam se cuidar cada vez mais e esse é somente o primeiro passo para outros projetos a favor da mulher que queremos implantar aqui em Coração de Maria”, salienta.

“É preciso ter um olhar diferenciado com as mulheres, uma sensibilidade ao cuidar e trazer benefícios para elas. Estamos tentando fazer um mandato de assistência, principalmente voltado as mulheres de Coração de Maria”, finaliza Gardenia Lima.

Outras Notícias