Mutirão oferecerá exames de doppler de carótidas e vertebrais gratuitos em Feira de Santana

38527a884f81009ae32d924181194c31

Este fim de semana, nos dias 3 a 5 de maio de 2024, a Escola de Ecocardiografia da Bahia em parceria com o Hospital Dom Pedro estará promovendo um curso de Doppler de Carótidas e Vertebrais que resultará em um mutirão para realização de exames. O evento será coordenado pelo Dr. André  Almeida, cardiologista e coordenador da Escola de Ecocardiografia da Bahia.

Os exames, essenciais para a prevenção de eventos cardiovasculares, serão conduzidos por médicos em treinamento sob supervisão especializada. Após a realização dos exames, os laudos serão revisados pelos professores do curso e entregues aos pacientes a partir do dia 6 de maio.

O mutirão tem como público-alvo pessoas com idade acima de 50 anos, de ambos os sexos, que possuam diagnóstico de Diabetes, Infarto do Miocárdio e/ou AVC prévio. Os interessados em participar devem realizar o agendamento através do telefone 75 98298-8798.

Além disso, como forma de contribuição social, a organização do mutirão solicita a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Dispensário Santana, uma iniciativa da Irmã Rosa que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Dr. André Almeida enfatiza a importância desses exames. “As artérias carótidas e vertebrais são responsáveis por levar o sangue do coração para o cérebro, e a presença de placas de gordura ou coágulos nessas artérias são fatores de risco significativos para AVCs. Por isso, é fundamental realizar esses exames, especialmente para pessoas com fatores de risco como diabetes, histórico de infarto ou AVC”.

Os horários de atendimento serão no sábado (04) pela tarde e domingo (05) pela manhã, sendo imprescindível o agendamento prévio para realização do exame.

Outras Notícias