Mutirão para prevenção do câncer de pele neste sábado, 2, em Feira de Santana

photo_5130112357039713362_y

Todos os anos, no primeiro sábado de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove um mutirão de atendimento gratuito para prevenção do câncer de pele. Em 2023, o evento irá acontecer no próximo dia 2, das 9h às 15h, em todo o Brasil.

Na Bahia, seis unidades de saúde em três municípios vão participar do mutirão: Cican, Hospital Santo Antônio, Hospital Santa Izabel e Hospital Aristides Maltês, em Salvador; Policlínica Regional de Saúde de Feira de Santana; e Centro Universitário de Atenção à Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), em Vitória da Conquista.

Serão mais de 70 dermatologistas baianos voluntários que irão avaliar os pacientes e examinar se há sinais da doença. Se houver suspeita de câncer de pele, a pessoa será encaminhada para tratamento pelo SUS no mesmo serviço.

A expectativa é que sejam realizados cerca de 200 atendimentos por posto, totalizando quase 800 atendimentos durante o mutirão em Salvador.

O câncer de pele é o mais comum no mundo e um de seus tipos, o melanoma, pode ser fatal caso não seja descoberto no começo. Para prevenir-se, a proteção contra os raios do sol – com roupas, chapéus, óculos de sol, etc. – é fundamental, além de evitar a exposição solar entre 10h e 16h e usar sempre protetor solar.

Outras Notícias