No quadro Papo de Mulher desta quinta-feira, oftalmologista fala sobre doenças oculares mais propicia em mulheres

ok

A segunda entrevistada do quadro Papo de Mulher do Jornal Transbrasil, que está tendo como âncora do quadro a jornalista Deiselaine Campos,  foi a médica oftalmologista, Márcia Ishiwaki, que atende no Instituto Pedro Gantois. A médica iniciou falando sobre uma pesquisa realizada nos EUA, onde aponta que as mulheres têm mais facilidade em distinguir cores que os homens, nessa questão a médica foi incisiva em dizer que as mulheres já possuem uma sensibilidade maior que os homens  em praticamente tudo e que na questão das cores as mulheres realmente possuem uma percepção maior em relação a contrastes e cores.

Além da questão das cores. Dr.Márcia também discorreu sobre o fato das mulheres sofrerem mais com alguns tipos de doenças oculares, inclusive tendo uma probabilidade maior de cegueira. “As doenças que afetam mais as mulheres são aquelas ligadas a relação hormonal e algumas doenças que acometem mais o sexo feminino, então se a gente passa a pensar no lado hormonal a mulher na condição de gestante passam a ter um aumento de hormônio que podem ter algumas situações como, por exemplo, o ressecamento ocular, ou alterações da curvatura do olho, o que pode aumentar o grau da visão. Toda gestante precisa fazer um exame oftalmológico, principalmente por conta dessa alteração que pode existir no fundo do olho”, salienta.

Ainda segundo a oftalmologista, ao longo dos anos pode-se notar que a população em geral tem vivido mais porque a saúde e os tratamentos vem melhorando e consequentemente as doenças de pessoas mais idosas vem aumentando também, como isso as mulheres têm mais tendências a ter doenças oculares decorrentes da idade. “Uma dessas doenças é a degeneração macular relacionada à idade, além do que as mulheres vêm fumando mais e isso tem propiciado doenças oculares como retinopatia, e esse tipo de doença pode ser observado mais em mulheres que em homens”

Para finalizar, a Dr. Marcia Ishiwaki explica que a retinopatia é uma doença que abrange todas as doenças da retina, como doenças vasculares. “Outra doença do fundo do olho que a gente pode identificar são as degenerações maculares vinculadas a idade, porque como informei, as de degenerações são mais frequentes pela idade e nas mulheres”, finaliza.

Outras Notícias