Nova espécie do gênero humano é descoberta na África do Sul

A criatura foi descoberta na caverna Rising Star. Foto: youtube.com.
A criatura foi descoberta na caverna Rising Star. Foto: youtube.com.

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
A criatura foi descoberta na caverna Rising Star. Foto: youtube.com.
Criatura foi descoberta na caverna Rising Star. Foto: youtube.com.

Um grupo de pesquisadores diz ter encontrado um novo membro da árvore genealógica humana. Eles revelarem fósseis de um primata que podem ser de uma espécie do gênero humano desconhecido até o momento, que foram encontrados em uma caverna na África do Sul. A criatura foi descoberta na caverna Rising Star, de onde foram exumados os ossos de 15 hominídeos, que mostram uma surpreendente semelhança com o ser humano misturada com características do ser primitivo.

A espécie do gênero humano, que, evidentemente, andava ereto, tinha mãos e pés de humanos, enquanto que os ombros e o crânio pequeno lembram os ancestrais macacos, disseram os pesquisadores. O primata foi batizado de Homo naledi. Em língua sotho, “naledi” significa estrela, e Homo é o mesmo gênero ao qual pertencem os humanos.

O achado apresenta alguns mistérios fundamentais como, por exemplo, a idade exata dos ossos e como eles foram parar na parte mais profunda da caverna, acessível apenas por uma via complicada e extremamente estreita. Os ossos foram encontrados por um espeleólogo numa região que fica a cerca de 48 quilômetros de Joanesburgo.

Com informações do site do jornal Tribuna da Bahia.