Nova estrutura da feira livre do Tomba é inaugurada em Feira de Santana

Foto: ACM
Foto: ACM

Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Colbert Martins Filho inaugurou oficialmente a feira livre da Praça do Tomba, marcando um marco histórico para a comunidade local. Com um investimento de R$ 6 milhões, a nova estrutura da feira passou por uma revitalização completa. As melhorias beneficiaram cerca de 273 feirantes, promovendo o crescimento econômico local e fortalecendo a tradição da feira livre.

A cerimônia contou com a presença de autoridades como o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro, entre outros.

De acordo como o prefeito Colbert Martins da SIlva, é importante ressaltar que a Praça do Tomba passa por uma nova configuração. Meu pai iniciou essa construção há mais de 40 anos, com esta cobertura sendo uma obra dele. No entanto, a Feira do Tomba cresceu e agora é completamente coberta. “Queremos que funcione todos os dias, transformando-se no Centro de Abastecimento Sul. Além disso, planejamos estabelecer um Centro de Abastecimento no centro da cidade, outro aqui no Tomba, e mais um na Cidade Nova, além da nova Feira da Estação Nova”, destacou.

“Estamos entregando isso para o povo, que vive e trabalha aqui no Tomba. Os 6 milhões de reais foram investidos em infraestrutura, como drenagem e asfaltamento. Aqui, quem trabalha está sob cobertura adequada, com piso lavável e novos sanitários. Essa reforma visa atender tanto os feirantes quanto os compradores, pois a feira é para quem compra. O dinheiro investido é do povo e estamos aplicando-o para beneficiar a todos, comemora o prefeito.

Foto: Carlos Valadares

Em relação aos questionamentos sobre a demora na conclusão da obra, o secretário Alexandre Monteiro esclareceu que não foi exatamente uma demora, mas sim um ajuste necessário para ouvir e atender as demandas dos comerciantes e permissionários locais. “A nova Feira do Tomba foi entregue como um grande presente para Feira de Santana, com uma cobertura metálica robusta, piso resistente para facilitar a limpeza, e áreas específicas para higiene dos produtos”.

Sobre a manutenção do local o secretário afirmou que continuará com funcionários dedicados à limpeza dos banheiros e do ambiente. “O fato é que precisamos pedir a colaboração do povo de Feira de Santana e daqueles que aqui frequentam, que mantenham esse equipamento em perfeito estado porque é um presente para a cidade. A praça está bonita, é uma praça moderna, inclusive o telhado é térmico, aquele tipo que conserva a temperatura, então vamos conservar esse patrimônio”, pede o secretário.

Alexandre Monteiro contou que houve uma cobrança de um cadeirante em relação as rampas de acesso e essa foi uma cobrança foi justa e compreensível. “Embora toda a acessibilidade da praça tenha sido garantida, a rampa para o palco não foi construída. É importante notar que existem cadeirantes deficientes físicos que são músicos e desejam se apresentar ali. Por isso, iniciaremos a construção dessa rampa imediatamente, para garantir que todos tenham acesso ao palco”, ponderou.

Foto: Carlos Valadares

O ex-deputado estadual Carlos Geilson compartilhou que em 2022 o prefeito Colbert prometeu a reforma da Praça do Tomba, considerando-a um presente para ele. “No dia 21 de fevereiro de 2022, aqui na igreja do Tomba, eu celebrei uma missa, comemorando mais um ano de vida. Entre os presentes estava o prefeito Colbert. Durante a cerimônia, a missa, ele pediu para falar no final. E disse: “Olha, estou trazendo aqui um presente para você, atendendo suas reivindicações. A Praça do Tomba será reformada e reestruturada, assim como várias ruas aqui da comunidade da Zona Sul de Feira de Santana”. E hoje, passado o tempo que passou, a obra é entregue, bonita. Peço a vocês, comerciantes, feirantes aqui do Tomba, que cuidem, zelem, pois é dinheiro público, é dinheiro de vocês, que fez com que o prefeito investisse com recursos próprios nessa grande obra, o novo Centro de Abastecimento Sul de Feira de Santana”, comemorou Carlos Geilson.

Com informações: Carlos Valadares e Elias Lúcio

Por: Mayara Silva

Outras Notícias