Novo Mercado Municipal de Periperi

Novo Mercado Municipal de Periperi. Foto: Agecom/Evilânia Sena
Novo Mercado Municipal de Periperi. Foto: Agecom/Evilânia Sena

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), iniciou esta semana a transferência e o ordenamento dos cerca de 220 feirantes que mantinham comércio informal na Rua das Pedrinhas, em Periperi, para o novo Mercado Municipal do bairro.

De acordo com informações da secretaria e relatos dos próprios comerciantes, as acomodações anteriores eram precárias, e tanto vendedores como clientes estavam sujeitos ao contato direto com lixo, lama, ratos, baratas, animais peçonhentos e imundícies em geral, causando doenças a feirantes e consumidores. Os feirantes foram avisados da transferência cerca de dois meses antes do prazo para que pudessem se adequar às novas acomodações.

Durante a operação, a Semop contou com o apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) para o desmonte das estruturas da antiga feira; da Transalvador, no controle e ordenamento do trânsito no entorno do mercado; e da Limpurb, para remoção do lixo e das estruturas que foram demolidas.

“Para muitos desses comerciantes, essa mudança é a realização de um sonho. A transferência é uma grande conquista para a comunidade que ansiava por uma solução na questão do ordenamento do comércio, do trânsito, que era caótico na região, e até mesmo por ser uma questão de saúde pública, visto que as condições sanitárias da antiga feira eram totalmente inaceitáveis. O ordenamento, em casos assim, é a parte menor do trabalho. O que estamos garantindo para essas pessoas é dignidade e o resgate da cidadania, sem danos e com melhoria da qualidade de vida”, afirma a secretaria Rosemma Maluf (Semop).

Novo Mercado Municipal de Periperi. Foto: Agecom/Evilânia Sena
Novo Mercado Municipal de Periperi. Foto: Agecom/Evilânia Sena