Núcleo da APAE em Feira poderá ser fechado por falta de verba

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Centro Especializado em Prevenção e Reabilitação (CEPRE), que faz parte da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, vem correndo risco de fechamento em Feira de Santana. Segundo a coordenação, o edital do qual o núcleo foi criado, acaba em janeiro de 2019. Para reverter a situação, a instituição conta com a solidariedade das pessoas, para que façam doações através do programa Sua Nota é um Show.

Segundo Camila Portugal, coordenadora do Centro Especializado em Prevenção e Reabilitação (CEPRE), a situação do CEPRE é crítica, com risco de vir a fechar. “Quando o Ministério da Saúde liberou a verba, deliberou que o projeto tivesse início e fim. Ele teve início em setembro de 2016 e ficaria por dois anos. Como a APAE conseguiu seguir todo cronograma certinho, nós conseguimos economizar valores. Com isso mandamos uma solicitação pedindo que, aquele dinheiro que iria sobrar, prorrogasse os atendimentos”, explica sobre o ofício enviado em março deste ano.

Ela conta que o pedido foi aprovado e a instituição irá funcionar até o dia 30 de janeiro de 2019, pois é até onde o Ministério irá pagar. Por isso, foi feito uma parceria com o programa Nota Premiada Bahia, faz parte do programa Sua Nota é um Show, para poder manter a instituição. Hoje, o CEPRE atende cerca de 160 crianças, sendo é realizado uma média de três mil atendimentos por mês. Caso o núcleo seja fechado, não terá para onde encaminhar as crianças, já que os outros três núcleos (Conviver, NEPEA e a sede) estão sobrecarregados.
O atendimento do núcleo é multidisciplinar e conta com 17 funcionários, fornecendo aos pacientes acompanhamento de fisioterapia, fonoaudiólogo, terapia ocupacional, educação física, serviço social e psicologia. Há atendimento de neurologia, ortopedista e nutricionista. O que fazer para ajudar O Nota Premiada Bahia faz parte do programa Sua Nota é um Show, que vem ajudando as instituições. Para fazer o cadastramento, a pessoa precisa seguir quatro passos: acessar o site; preencher seus dados cadastrais; indicar a APAE Feira de Santana como beneficiaria na área social; o último passo é toda vez que for fazer compras, pedir que seja colocado o seu CPF na Nota Fiscal.
*Folha do Estado

Outras Notícias