Número de casos graves de dengue pode crescer na Bahia

Crédito: Divulgação/SMS de Feira de Santana
Crédito: Divulgação/SMS de Feira de Santana

A Bahia registou o 5º caso de morte causada pela dengue, em Feira de Santana foram registramos 8 casos de dengue grave e dessas 4 pessoas foram a óbito, entretanto a coordenadores de Vigilância Epidemiológica do município, Carlita Correia, informa que esse número pode subir conforme as subnotificações investigadas por cada região.

Carlita Correia | Foto: Ney Silva

Segundo Carlita, quando a equipe recebe a documentação do paciente que foi a óbito, anexa tudo isso ao resultado do exame, que se estiver saído do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) já tem o diagnóstico pré-pronto informando que realmente é um caso de morte por dengue. “Todo óbito passivo de notificação compulsória precisa ser investigado de forma minuciosa e aí a Vigilância Epidemiológica investiga com a equipe técnica para podermos registar que ele é uma morte causada pela dengue e se o paciente reside na cidade”, pontua.

A coordenadora também explica que realiza a investigação através do fluxo de retorno e a parir daí devolvemos para cada localidade o paciente que tive óbito no município de Feira de Santana. ” Na investigação a gente descobre que mesmo sendo o resultado positivo para de dengue, como eles não pertencem ao município a gente devolve para a cidade de origem do paciente e lá o município faz o mesmo processo de investigação ‘, informa.

Através do fluxo de retorno temos esses quatro casos de óbito na cidade, mas a Bahia inteira não tem só um caso de óbito porque seguem em investigação que devolvemos para os respectivos municípios e pode aparecer mais casos conforme as investigações.

Com informações: Deiselaine Campos

Por: Mayara Silva

Outras Notícias