Ônibus passam a ser monitorados em Salvador

Foto: Agecom
Foto: Agecom

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

Monitoramento em tempo real de todos os ônibus da cidade através de GPS. Esta é a função do Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema de transporte público que foi inaugurado pela prefeitura de Salvador nesta terça-feira (26).

Através desse monitoramento será possível identificar o roteiro dos ônibus, seu tempo de circulação, as paradas nos pontos, além de possibilitar a mudança de itinerário caso seja visualizado alguma eventualidade.

Para garantir a eficiência do funcionamento do CCO, todos os mais de três mil pontos de ônibus de Salvador foram georreferenciados. Através deste recurso e dos GPS instalados nos coletivos, o centro apresenta todas as alterações no sistema do transporte público em tempo real, via satélite. Os dados que abastecem este sistema são os mesmos fornecidos para os painéis informativos disponíveis nos principais pontos da cidade, como estações de transbordo de universidades.

Os primeiros já foram instalados na Estação da Lapa (cinco TVs), Universidade Católica de Salvador (Ucsal – Pituaçu), avenidas Tancredo Neves (Hospital Sarah), Mário Leal Ferreira (Bonocô, posto BR Mataripe), Luiz Viana Filho (Paralela, saída do Imbuí) e Manuel Dias da Silva (igreja Nossa senhora da Luz), Rio Vermelho (Mercado do Peixe). Os próximos a serem instalados deverão contemplar as estações Iguatemi, Pirajá e Mussurunga, Ogunjá (Ceasa), Ondina (praça das Gordinhas), avenidas Juracy Magalhães Júnior (Mercado do Rio Vermelho) e Vasco da Gama (via exclusiva) e Universidade Federal da Bahia.