Operação contra roubos em fazendas será lançada hoje em Barreiras

2

A Operação Safra 2017-18 vai ser lançada nesta sexta-feira (6) no município de Barreiras, no Oeste da Bahia, com o objetivo de garantir policiamento ostensivo nas estradas da região e nas propriedades de produção agropecuária. O foco é a próxima safra agrícola, que será iniciada entre outubro e novembro. Neste período, também aumentam registros de assaltos às fazendas que, em sua maioria, estão localizadas em áreas distantes, o que facilita a ação dos criminosos.

A operação envolve diversas companhias da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) através dos comandos de Policiamento da Região Oeste e de Policiamento Especializado, além da 3ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (PRE-BA). A expectativa é que 150 policiais militares participem da atividade. Este ano, um helicóptero do Grupamento Aéreo da PM (Graer), com base em Barreiras, vai oferecer apoio às ocorrências registradas na região.

Registros

A iniciativa foi implantada pela primeira vez na safra 2014-15, por meio de um trabalho conjunto entre os produtores rurais, associações, cooperativas, além da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A intenção era proporcionar segurança aos moradores da zona rural, muitos deles feitos reféns durante as abordagens criminosas.

Conforme o vice-presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) ao portal A Tarde, Luiz Pradella, a mobilização foi motivada pelo crescimento no número de ataques de bandos às fazendas produtoras. “Antes, os produtores e funcionários viviam em constante estado de alerta”, disse Pradella.

Outras Notícias