Pai de Wesley e Joesley Batista vai assumir a JBS

José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro, com o filho mais velho, José Batista Júnior, o Júnior Friboi (Foto: Fernado Leite/Jornal Opção)
José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro, com o filho mais velho, José Batista Júnior, o Júnior Friboi (Foto: Fernado Leite/Jornal Opção)
José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro, com o filho mais velho, José Batista Júnior, o Júnior Friboi (Foto: Fernando Leite/Jornal Opção)

A família Batista decidiu indicar o patriarca José Batista Sobrinho, fundador do Grupo JBS, para substituir Wesley Batista na presidência da companhia, segundo três fontes da empresa. O anúncio oficial deve ser feito ainda neste domingo. O nome do novo presidente foi aprovado por unanimidade pelo conselho de administração da companhia, que se reuniu na noite de sábado. Única representante do BNDES no momento, Cláudia Santos votou a favor da proposta.

Detentor de uma participação de 21,3% da companhia, o banco estatal tem direito a dois assentos no colegiado, mas um posto está vago.José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro, tem mais de 80 anos, mas dava expediente todos os dias na empresa. O argumento da família é que ele dará “estabilidade” à companhia, cumprindo o mandato do filho Wesley, que se encerra apenas em 2019.

A família estava decidida, até sábado, a indicar Wesley Filho, filho de Wesley Batista, para a presidência e entrar em rota de colisão com o BNDES, que já havia indicado Gilberto Tomazoni, presidente de marcas globais da JBS, para o posto de presidente interino. O nome do fundador surgiu como terceira via, por sugestão da J&F, holding controladaora da JBS. Na avaliação da família, seria difícil levantar argumentos contra o nome de Zé Mineiro, já que se trata de um “símbolo” na companhia e não há acusações contra ele.

Outras Notícias