País teve mais de 47 mil estupros em 2014

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email

O Brasil registrou número de um estupro a cada 11 minutos, no ano passado, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número equivale a mais de 47 mil e quinhentos estupros, e representa uma queda de quase sete por cento, em relação à taxa do ano anterior.

Porém, o fórum acredita que possam ter ocorrido entre 136 mil e 476 mil casos de estupro, no país, uma vez que o estudo National Crime Victimization Survey, mostrou que apenas 35 por cento das vítimas prestam queixa.

Já uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplica, o Ipea, relevou que apenas 10 por cento dos casos chegam até a polícia. O estado com a maior taxa de estupros foi Roraima, com mais de 55 casos a cada 100 mil habitantes. E o menor registro foi no Espírito Santo, com seis casos. Em Minas Gerais, ocorreu uma variação de 2013 para 2014, e de 874 estupros, passou a mil 475, um aumento de quase 70 por cento.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, em 84 municípios brasileiros com mais de 100 mil pessoas, 67 por cento da população tem medo de ser vítima de agressão sexual. O percentual de mulheres é de 90 por cento, já o dos homens, 42 por cento.

*Reportagem de Sara Rodrigues – Agência do Rádio Brasileiro