Pelourinho Dia e Noite inicia dezembro com diversas atrações

Foto: Ivan Erick Baldivieso

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Foto: Ivan Erick Baldivieso
Foto: Ivan Erick Baldivieso

O Pelourinho Dia e Noite prossegue movimentando o Centro Histórico com diversas atividades culturais. A programação cultural é promovida pela Prefeitura, sob a coordenação da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e já começa nesta quinta-feira (3) com a estreia da exposição com obras do artista Leonel Mattos, fotografadas por Saulo Kainuma. A abertura acontece às 16h, na Galeria a Céu Aberto, no Terreiro de Jesus, e vai contar com a presença do artista e do presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

À noite, o grupo Clicheria vai movimentar as ruas, bares e restaurantes do Pelourinho, das 19h às 21h, pela ação Poesia no Pelô. O coletivo vai realizar uma performance multiartística em que o teatro canta, a palavra acontece, pinta, vibra e dança, e a arte dá uma resposta ao tédio. O elenco é composto por Daniel da Cruz, Maria Cajado, Tereza Cristina, Taíssa Cazumba e Tiago Oliveira.

O samba da banda Preto Tipo A toma conta do Terreiro de Jesus na sexta-feira (4), das 18h às 20h, na programação do quadro Música nas Esquinas. Atuante há sete anos no bairro de Pero Vaz, o grupo tem um repertório variado, marcado pelas variedades do samba de roda e samba dolente, passando por composições de MPB e outras variedades musicais.

Outras atrações – No sábado (5), tem o grupo Onírica das 19h às 20h30 nas ruas do Pelourinho. O conjunto vai apresentar releituras de clássicos da MPB no estilo instrumental, passando pelo samba, choro, bossa e jazz com direito a improvisação, a fim de explorar o encanto e charme da música brasileira. O grupo é formado por Abner Bueno e Marina Monroy (flautas), João Almy (violão) e Diogo Flórez (percussão).

No domingo (6), Gereba faz um pocket show na Cruz do Pascoal, das 18h às 19h. Além de cantador do sertão de Canudos, Gereba é compositor e violonista. Conhecido por sua versatilidade, vem participando de gravações e apresentações nos últimos 30 anos com os maiores nomes da Música Popular Brasileira, como Elizeth Cardoso, Fagner, Beth Carvalho e Paulo Moura.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos vai receber o Duo Sarabandy no domingo (6), das 11h às 12h, pelo Concerto nas Igrejas. Recentemente formado, o grupo é composto pelo violonista André Almeida e pela violinista Sarah Fernandes, sendo que ambos possuem carreira marcada por interpretação em música de câmara.

A Programação Infantil conta com o grupo Caravana de Arte, que se apresenta às 16h, no Cruzeiro de São Francisco. Sob o comando do humorista e cantor Paulo Almeida, filho do Palhaço Pinduca, o mais velho do país em atividade, o grupo traz diversão através dos personagens aparentemente sem ligação, mas que trazem em comum a marca da invisibilidade social. O objetivo é passar mensagens de valores sociais e outros questionamentos com leveza e alegria. O espetáculo interativo mescla música, circo, teatro, sempre com muito humor. Atuam também a cantora, atriz e palhaça, Joyce Belchior, e o tecladista e contrabaixista Carlos Ministro.

Continuam abertas as inscrições para a Oficina de Bordados Barafunda, ministrada pela artesã Ekede Itana todas as quintas-feiras, na Casa do Benin. Nas aulas, os alunos aprendem a fazer bordados tradicionais feitos à mão, conhecidos como barafundas, bainha aberta ou asa de mosca, que eram desenvolvidos pelas mucamas para ornamentar as roupas das senhoras na época de escravidão e cuja prática está entrando em desuso. A mensalidade custa R$40.