Pelourinho Dia e Noite traz pré-Carnaval para o Centro Histórico

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A programação cultural do Pelourinho Dia e Noite vai aquecer o Centro Histórico para o Carnaval com novidades a partir deste fim de semana. Organizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a grade de atrações gratuitas contará com uma novidade: a criação do corredor cultural no Santo Antônio Além do Carmo aos sábados e domingos.

Quem inaugura o corredor cultural é o projeto Música nas Esquinas, que traz o tema “À Espera do Carnaval” na Rua Direita do Santo Antônio, sábado (11), às 17h. A animação fica por conta do cortejo musical puxado pelo Clube dos Caretas, grupo de mascarados que relembra a tradição do Carnaval de chão com muita brincadeira e fantasia. Já às 19h, com ponto de concentração na Cantina da Lua, o ijexá do Afoxé Filhos do Congo promete arrastar a multidão pelas ruas, praças e becos do Pelô.

Quem também migra para o Santo Antônio Além do Carmo, desta vez no Largo, é a Programação Infantil. A alegria da criançada estará garantida com o Playgrude no domingo (12), às 16h. O grupo promete fazer uma grande festa, em clima de playground, para crianças de todas as idades. No comando do Playgrude está a cantora e compositora Marcela Bellas, que se apresenta acompanhada de Sulivã Bispo e Ingridy Carvalho. Juntos, os três artistas apertam o play e botam todos para cantar, dançar e brincar, principalmente no “momento karaokê” – quando as crianças passam a comandar e fazer o show.

De acordo com o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, a programação no Santo Antônio atende a um pedido da própria comunidade. “A inciativa vai aproveitar a requalificação feita recentemente pela Prefeitura no local, além de seguir as características culturais marcantes da região”, complementa.

Concerto nas Igrejas – No Pelô, o Concerto nas Igrejas conta com o chorinho do Grupo Patuscada, às 11h, na Igreja do Rosário dos Pretos. Formado em 2014, o grupo apresenta repertório formado por choros com arranjos diferenciados a partir das influências de ritmos variados. O resultado é uma abordagem contemporânea ao gênero musical instrumental brasileiro. O Patuscada é formado pelos músicos Elisa Goritzki (flauta), Dudu Reis (cavaquinho), Daniel Velloso (violão 7 cordas), Gel Barbosa (sanfona) e Reinaldo Boaventura (pandeiro e percussão).

Outras Notícias