Petrobras abre capital da BR Distribuidora

Foto: Reprodução/Folha Vitória
Foto: Reprodução/Folha Vitória

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou plano de abertura do capital da BR Distribuidora, que poderá ter ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A decisão foi comunicada em fato relevante ao mercado nesta sexta-feira (7).

Em nota, o conselho esclarece que buscará as autorizações necessárias nos órgãos internos e reguladores. A nota informa também que o anúncio de oferta “dependerá de condições favoráveis dos mercados de capitais nacional e internacional”. Com uma rede de mais de 7,5 mil postos de combustíveis, a BR Distribuidora deverá ter cerca de 25% de seu capital ofertado na bolsa.

A abertura do capital da BR Distribuidora está prevista no Plano de Negócios 2015-2019 da Petrobras. A medida é vista pela estatal como uma forma de atrair recursos para reforçar o caixa da Petrobras e viabilizar novos empreendimentos. Nos próximos cinco anos, a companhia prevê investimentos de cerca de US$ 130,3 bilhões, uma redução de 37%  em comparação ao plano anterior (2014 – 2018).

Em resultado divulgado nesta quinta-feira (6), a Petrobras registrou lucro líquido de R$ 531 milhões no segundo trimestre deste ano. O resultado, de acordo com a companhia, é 90% inferior ao do período anterior e reflete maiores despesas operacionais que compensaram o aumento do lucro bruto.

*Agência Brasil

Outras Notícias