Geddel é preso pela PF após apreensão de R$ 51 milhões

Momento da chegada de carro da PF no aeroporto de Salvador. Foto: Luciano da Matta.
Momento da chegada de carro da PF no aeroporto de Salvador. Foto: Luciano da Matta.
Momento da chegada de carro da polícia no aeroporto de Salvador. Foto: Luciano da Matta.

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) foi preso na manhã desta sexta-feira (8) por policiais federais no apartamento onde mora, no condomínio Pedra do Valle, que fica na rua Plínio Moscoso, no Jardim Apipema, em Salvador. O político saiu do prédio sentado no banco traseiro da viatura da Polícia Federal (PF) logo após os agentes chegarem a seu imóvel. Alguns policiais continuaram no edifício. A ação, coordenada pela superintendência da PF em Brasília, é realizada depois da apreensão de R$ 51 milhões em um apartamento que seria ligado a Geddel.

Após deixar sua residência, o ex-ministro foi levado para uma área do Aeroporto Internacional de Salvador. De lá, o político vai ser levado para Brasília. Ainda não há informações se Geddel deve ser conduzido para o Complexo Penitenciário da Papuda, onde já esteve preso, ou para a sede da PF.

Dinheiro no apartamento

Segundo a polícia, foram encontradas digitais do ex-ministro nas caixas e malas que guardavam a fortuna dentro do imóvel. Além disso, o empresário Sílvio Silveira, proprietário do apartamento, confirmou que emprestou o local para o político. Em depoimento na PF, ele disse que achava que Geddel iria guardar objetos do seu pai, que faleceu recentemente.

A origem do dinheiro é desconhecida, mas a polícia desconfia que seja oriundo de pagamento de propina. Essa foi a maior apreensão de dinheiro em espécie feita pela PF. O político foi preso em julho durante a Operação Cui Bono, que investiga fraude na Caixa Econômica Federal no período que ele era vice-presidente de Pessoa Jurídica da instituição, entre 2011 e 2013.

Com informações do portal A Tarde.

Matéria atualizada às 11h05.

Outras Notícias