Em Feira de Santana, dois óbitos por suspeita de dengue foram descartados após investigação da Câmara Técnica de Análise de Óbitos do estado. Os pacientes faleceram no mês de fevereiro e os casos estavam em análise por apresentar quadro clínico epidemiológico semelhante a infecção.
Com o laudo negativo para a doença, Feira de Santana registra um óbito confirmado por dengue e mais três estão sendo apurados. A conclusão das investigações depende de resultados positivos em amostras de exames laboratoriais específicos analisados pelo LACEN. Em alguns casos, são feitos exames de outras doenças como meningite, Covid-19 e arboviroses, incluindo, chikungunya e zika vírus.
Até essa quarta-feira (13), o município contabilizava 598 casos de dengue, sendo 105 com sinais de alarme e três graves. A recomendação da Vigilância Epidemiológica é que o morador procure a unidade de saúde mais próxima ao notar sintomas, como febre alta maior que 38°C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
Nos casos graves, em que nota-se uma piora da doença, apresentando dor na barriga intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão, sensação de desmaio, aumento do fígado e sangramento das mucosas como boca, olhos e partes íntimas, o paciente deve procurar imediatamente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou as policlínicas municipais.