Polícia desarticula grupo que fraudava seguro-desemprego e INSS

5

Uma quadrilha responsável por fraudar benefício previdenciário e seguro-desemprego é alvo da Polícia Federal (PF), que deflagrou nesta quarta-feira (23), a Operação Melaço. São cumpridos 31 mandados de busca e apreensão e prisão preventiva nos município de Ipiaú, Ibirataia, Valença, Prado, Porto Seguro, Itamarajú e Santa Cruz Cabrália, todos no sul da Bahia.

Um dos alvos da ação é conhecido como “Melado”. Por isso, a operação foi batizada de “Melaço”. Além disso, os policiais afirmam que o esquema atraía várias pessoas, assim como um doce. Técnicos de contabilidade, aliciadores e atendentes do SineBahia participam da organização criminosa, que atua há mais de 10 anos. Os aliciadores recrutavam pessoas que aceitassem ceder seus documentos para obter os benefícios.

Já os técnicos em contabilidade criavam contratos de trabalho retroativos para esses indivíduos em empresas inativas ou criadas em nome de “laranjas”. Em seguida, era forjada a demissão para que essas pessoas recebessem seguro-desemprego. Também eram solicitados benefícios no INSS.

O grupo pagava o FGTS, mas esse dinheiro era sacado após a suposta demissão. Eles teriam forjado mais de seis mil vínculos empregatícios em pelo menos 236 empresas. A fraude provocou prejuízo de mais de R$ 17 milhões em seguro-desemprego e R$ 1 milhão em benefícios do INSS.

Do portal A Tarde.

Outras Notícias