Cerca de 100 policiais baianos, integrantes da Operação Ronda Maria da Penha em bases comunitárias, além de policiais civis e peritos participarão de capacitação para “aprimorar o trabalho realizado” no combate à violência contra a mulher. O curso é promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e marca os nove anos da Lei Maria da Penha comemorados nesta sexta-feira (7).
“A principal finalidade do curso é aprimorar o trabalho realizado pelos policias, discutindo a problemática social determinante da violência contra as mulheres na sociedade, para que os mesmos se apropriem de conteúdos e de uma prática que permitam contribuir com a redução da violência de gênero”, diz a assessoria da SPM.
A secretária Olívia Santana destaca o “avanço visível” da Bahia na estruturação da rede de atenção à mulher vítima de violência. “Atualmente, contamos com 24 Centros de Atendimento à Mulher, 15 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam), cinco Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, além da Operação Ronda Maria da Penha, que já está atuando em três cidades da Bahia”.
O curso, com duração de 60 horas, começa nesta segunda-feira (10) e será aplicado, inicialmente, com agentes de Salvador. A previsão é que o curso seja ampliado para as cidades baianas que já contam com a Operação Ronda Maria da Penha – Serrinha e Feira de Santana.
Noções de gênero e de raça, relações interpessoais, noções policiais para o trato com vítimas de violência serão alguns dos temas abordados na capacitação, que também inclui visitas técnicas à rede de atenção à mulher vítima de violência.