Prazo para rever e manter contratos do Fies vai até o dia 30 de abril

Foto: Reprodução/Jornal Opinião
Foto: Reprodução/Jornal Opinião
Na Bahia, só no segundo semestre do ano passado, 6.485 estudantes de 30 municípios foram contemplados com o financiamento (Foto: Reprodução)

Começa hoje a renovação de contrato para os estudantes que pagam as mensalidades do ensino superior através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e encerra no dia 30 de abril. O processo, que é semestral e conhecido também como aditamento, é obrigatório para os contratos firmados até o final de 2016 e deve ser feito exclusivamente pela internet, através do SisFies. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que faz a gestão do Fies, estima que sejam realizados cerca de 1,4 milhão de aditamentos em todo o país – 2,5 milhões de jovens são financiados pelo sistema.

Na Bahia, só no segundo semestre do ano passado, 6.485 estudantes de 30 municípios foram contemplados com o financiamento em faculdades particulares, sendo 2.367 deles em Salvador. Na segunda-feira passada, o SisFies já estava aberto para que as instituições de ensino superior enviassem os dados dos estudantes que usam o financiamento federal. Algumas das condições para o aditamento são: estar em dia com as parcelas trimestrais de juros e demais encargos devidos ao Fies, ter um aproveitamento acadêmico de pelo menos 75% das disciplinas cursadas no último semestre e estar matriculado regularmente na instituição de ensino.

Depois do envio de dados pelas faculdades, é a vez da confirmação das informações por parte do aluno. Ele receberá um e-mail do FNDE, informando sobre a liberação do aditamento pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), com o link para o SisFies. Caso não haja nenhuma alteração no contrato (como valor, fiador etc), é liberado o aditamento simplificado. Assim, é só o estudante confirmar os dados, e o contrato é renovado. O universitário tem 20 dias – contados a partir da data de conclusão da solicitação – para validar as informações do curso e os valores da semestralidade.

Outras Notícias