Prefeitos protestam em Brasília contra crise

Mais de 3 mil gestores participaram do protesto em Brasília (Foto: Divulgação/UPB)
Mais de 3 mil gestores participaram do protesto em Brasília (Foto: Divulgação/UPB)
Mais de 3 mil gestores participaram do protesto em Brasília (Foto: Divulgação/UPB)

Numa mobilização nacional, mais 3 mil prefeitos brasileiros foram à Brasília nesta quarta-feira (22) para pedir ajuda do governo federal. O ato começou pela manhã e seguiu durante todo o dia. De acordo com a União dos Municípios da Bahia (UPB), a Bahia foi o estado que teve maior representatividade no movimento, contando com 401 representantes.

No ato de protesto, o presidente da União dos municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, falou sobre a importância do movimento de rua, de prefeitos e vereadores pela causa municipalista. “Trata-se da maior marcha que o movimento municipalista já realizou. Os prefeitos exigem respeito e que, realmente, a União olhe para os municípios da Bahia e do Brasil”, afirma Eures.

Os prefeitos alegam que, diante da crise financeira, as prefeituras estão sem poder pagar décimo terceiro salário, honrar a folha de pagamento, assumir compromisso com fornecedores, e impossibilitadas de fazer investimentos nos municípios.

“Os municípios estão falidos e que precisam do aporte financeiro do governo federal. Caso contrário, não será possível fechar as contas. Estamos aqui para dizer ao Brasil e ao presidente Temer que os municípios não conseguem viabilizar os compromissos se não tiverem um aporte. A repatriação deste ano, por exemplo, foi zero para os municípios. Até hoje, o presidente não explicou ao Brasil para onde foi o recurso da repatriação. O governo federal precisa entender que é no município que tudo acontece e que as pessoas vivem. Ele precisa olhar para os municípios, principalmente, os de pequeno porte, que não têm receita própria, grandes empresas ou indústrias e vivem com maior dificuldade”, disse o prefeito de Santana e e 1º tesoureiro da UPB Marco Aurélio dos Santos Cardoso, conhecido como Marcão.

Outras Notícias