Prefeitura de Feira de Santana discute mudanças na relação com ambulantes do Shopping Popular

Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana está em análise sobre a continuidade do subsídio ao aluguel dos ambulantes presentes no Shopping Popular. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão, informou que o prefeito,  Colbert Martins, expressou sua preocupação com a situação dos ambulantes e busca encontrar soluções para o impasse, inclusive  empenhando-se em viabilizar a implantação de uma rede de supermercados no Shopping Cidade das Compras.

“O prefeito e sua equipe estão cientes dos desafios que essa iniciativa pode enfrentar e já estão contatando o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Dr. Ângelo Almeida, para discutir possíveis soluções para viabilizar essa proposta”, contou o secretário.

Segundo Wilson Falcão, durante uma reunião realizada recentemente, que se estendeu por mais de duas horas, representantes dos ambulantes apresentaram uma série de reivindicações com base em uma assembleia ocorrida na última terça-feira. A maior preocupação dos ambulantes é a incerteza em torno do futuro de suas atividades no complexo comercial. ” Uma das questões levantadas é o fim do subsídio ao aluguel, uma vez que a receita do município de Feira de Santana sofreu uma queda significativa, ultrapassando 20%, como anunciado pelo secretário de finanças. Diante dessa realidade, a Prefeitura está buscando alternativas viáveis para apoiar os ambulantes sem comprometer ainda mais as finanças públicas”, destacou.

Ainda segundo o secretário a preocupação principal dos ambulantes é o desafio de manter seus negócios em funcionamento, considerando as dificuldades financeiras que muitos enfrentam. Com vendas que, em muitos casos, giram em torno de R$200 por semana, a taxa de condomínio no valor de quase R$500 se torna uma carga difícil de ser suportada. “Diante dessa realidade, a Prefeitura está explorando maneiras de intermediar junto à administração do shopping a possibilidade de transferir lojas âncoras de empresários chineses para o local, a fim de dinamizar o movimento e atrair mais consumidores”, ponderou.

“O momento é de análise profunda das demandas dos ambulantes e da viabilidade financeira para oferecer o suporte necessário. A Prefeitura está comprometida em trabalhar em conjunto com a administração do shopping para encontrar soluções que beneficiem tanto os ambulantes quanto a comunidade local. A busca por um equilíbrio entre as necessidades dos comerciantes e as limitações financeiras do município continua sendo uma prioridade para a gestão municipal”, finaliza o secretário Wilson Falcão.

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara Silva

 

Outras Notícias