O Centro Municipal de Educação Infantil Helio Vianna, no bairro de Nova Constituinte, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, foi inaugurado pela prefeitura municipal na manhã desta quarta-feira (26).
Com investimento de cerca de R$1,8 milhões, a nova unidade de ensino em tempo integral vai atender a 150 crianças de 0 a 5 anos. A cerimônia contou com a bênção do padre Luis Simões e a presença de familiares do homenageado, como os filhos Rosário Magalhães e Paulo Vianna, e os netos Renata, Camilo, Paula, Fernanda e o prefeito ACM Neto.
“Fico muito feliz em ver meu pai sendo homenageado nesta unidade de ensino, que é um espaço de aprendizagem e atividades da comunidade. Meu pai foi um homem íntegro, honesto, que dedicou a vida profissional a servir à população como auditor fiscal e como professor de Matemática na rede estadual. Além disso, deixou essa herança de valores sólidos e a importância da educação na nossa formação, ele sempre foi muito exigente nesse sentido e isso contribui para que a homenagem seja justa”, ressaltou Rosário Magalhães, que também é presidente da ONG Parque Social.
Acompanhado da vice-prefeita Célia Sacramento, do secretário da Smed, Guilherme Bellintani, demais autoridades e a população, o prefeito ressaltou que a homenagem ao avô não vem apenas do coração, mas também da razão pela história que Helio Vianna construiu na vida pública. “Resolvi escolher ainda Nova Constituinte para fazer essa referência devido ao carinho com que fomos recebidos pela comunidade. Além de ter sido a primeira localidade visitada pela nova gestão em 2013, também será o primeira a receber o programa Morar Melhor, que vai possibilitar a melhoria na infraestrutura das casas em situação precária”, complementou ACM Neto.
O CMEI Helio Vianna conta com nove salas – incluindo as de professores, além de refeitório, cozinha, lavanderia, parquinho, campinho com gramado sintético e banheiros (adulto e infantil). O novo equipamento faz parte do plano de ação, previsto pelo Programa Combinado, que pretende dobrar o número de vagas para alunos de 0 a 5 anos na rede municipal de ensino até 2016.
Para a empregada doméstica Jucilene Araújo Silva, de 33 anos e mãe de Joadson, de 2 anos, a unidade de ensino vai possibilitar uma melhoria na vida dela e de outras famílias. “Eu mesma estou desempregada e agora vou ter onde deixar meu filho para procurar emprego. A estrutura está ótima, foi uma medida excelente”, relatou.