Prefeitura faz últimos ajustes para inaugurar iluminação de Natal

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no google
Compartilhar no email
Foto: Bruno Concha (Agecom)
Foto: Bruno Concha (Agecom)

A iluminação criativa para o Natal 2015 em Salvador terá 2.300 lâmpadas em LED em várias cores e formatos, contemplando duas vezes mais localidades que em anos anteriores, e com um número de peças de decoração três vezes maior. A iniciativa, que é um presente à cidade, faz parte dos esforços da Prefeitura, por meio da Diretoria de Iluminação da Secretaria de Ordem Pública (Semop), e, juntamente com a decoração natalina, teve investimento de aproximado de R$ 3,5 milhões. A ligação oficial das luzes de Natal está marcada para ocorrer na próxima quinta-feira (3), abrindo oficialmente as festividades na capital baiana. No total, 38 pontos da cidade serão contemplados.

“O Natal envolve um conjunto de fatores que passam pelo aspecto comercial, social e, principalmente, emocional. É neste ponto que a iluminação temática está inserida. O cidadão espera o ano inteiro para ver a decoração, as luzes natalinas. Há sempre uma grande expectativa para conhecer as novidades. As famílias se organizam para ver a cidade iluminada nesta época do ano. Isso tem impacto no comércio, pois as pessoas estão mais propensas a consumir. Afeta o setor do turismo, pois há uma grande leva de visitantes na cidade neste período festivo”, diz Bruno Barral, diretor de Iluminação da Semop.

Embora o clima seja de celebração, o diretor reitera um pedido para que o cidadão conviva com a cidade de maneira a conservar o patrimônio e toda a infraestrutura oferecida. “É necessário alertar as pessoas para que tenham um carinho ainda maior com a cidade. Para que não vandalizem ou depredem os bens públicos, pois a decoração, bem como os demais equipamentos oferecidos, são presentes para a cidade, para que todos possam desfrutar”, finaliza.

Além da iluminação e decoração, a Prefeitura já lançou uma grande programação natalina, que envolve concertos musicais, apresentações teatrais e muitas outras novidades. As áreas que receberão a iluminação temática de Natal em Salvador são as seguintes:

Circuito Centro – Campo Grande; Avenida 7 de Setembro; Rua Forte de São Pedro; Sulacap; Casa de Itália; Praça Castro Alves; Rua da Misericórdia; Rua Chile; Câmara Municipal; Prefeitura; Praça da Piedade; Relógio de São Pedro; Lapinha e Baixa dos Sapateiros.

Circuito Barra – Barra; Avenida Centenário e Dique do Tororó; Praça Orugan e Avenida Garibaldi.

Cidade Baixa – Bonfim; Rua Direta do Uruguai; Largo de Roma; Largo da Boa Viagem; Praça Dodô e Osmar; Praça Irmã Dulce; Orla da Ribeira e Caminho de Areia.

Subúrbio – Cajazeiras; Mussurunga; Baixa do Fiscal; Lobato; Plataforma; Terezinha; Periperi e Paripe.

Ilhas – Ilha de Maré (Botelho, Santana e Praia Grande); Paramana (Bom Jesus).