Prefeitura oferta transporte gratuito para atendimento médico em outros municípios

b2ap3_medium_Secretaria-de-Saude-de-Feira--GALERIA--foto-Jorge-Magalhaes-131

Os pacientes de Feira de Santana que necessitam de tratamento médico em outras cidades através do Sistema Único de Saúde (SUS) contam com o transporte gratuito fornecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD) já beneficiou 4.210 pessoas somente este ano, facilitando o acesso a atendimentos especializados.

O TFD viabiliza o tratamento de doenças quando não há recursos disponíveis no município. Atualmente, mais de 18.140 pacientes estão cadastrados no serviço, que atende uma média de 800 pessoas mensalmente.

As solicitações mais comuns de transporte incluem exames de radioterapia e quimioterapia, hemodiálise pediátrica, além de demandas de pacientes com condições como microcefalia, osteogênese imperfeita, doença de Crohn, doença do miocárdio severa e paralisia cerebral.

A autorização para o serviço é concedida mediante comprovação da marcação de consulta e/ou exame na clínica ou hospital de tratamento. A liberação de acompanhantes para a viagem também pode ser obtida mediante justificativa detalhada pelo médico responsável que assina o laudo.

O agendamento da viagem é realizado pessoalmente no setor designado, localizado na sede da SMS, na avenida Governador João Durval Carneiro, com horário de atendimento das 7h às 17h. Os pacientes devem comparecer com documentos pessoais e comprovante do agendamento da consulta, como o cartão de consulta.

Após o agendamento, a confirmação da viagem deve ser realizada um dia antes do embarque, através dos telefones (75) 3617-3153, (75) 3017-3108, (75) 3617-3211, (75) 3617-3203 e pelo número (75) 3612-6637, que também funciona como WhatsApp. Em caso de imprevistos, é importante informar o setor com antecedência, pois a não confirmação da viagem implica no cancelamento.

Para atender às demandas dos pacientes, o TFD disponibiliza quatro ônibus, quatro ambulâncias e três carros, sendo um adaptado para cadeirantes. Os ônibus partem do Terminal Central, na plataforma “D”, com horário de saída às 6h da manhã, sendo recomendado que os pacientes cheguem com 20 minutos de antecedência. Confirmação da viagem acontece um dia antes.

É fundamental ressaltar que o TFD não realiza agendamento de viagens para triagem, busca de resultados de exames, marcação de consulta, atendimentos particulares e/ou por convênios, visitas a pacientes internados ou doações de sangue. O programa visa exclusivamente facilitar o acesso a tratamentos especializados em outras localidades para os residentes de Feira de Santana.

Os documentos necessários para cadastro no TFD incluem RG, CPF, comprovante de residência, laudo médico, cartão do SUS e marcação com data e horário da consulta ou exame. Acompanhantes, se necessários, devem apresentar documentos pessoais com idade entre 18 a 60 anos.

Outras Notícias