Prefeitura vai investir R$18 milhões em cultura

Foto: Reprodução
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A Prefeitura investiu, ao longo de 2015, R$11 milhões no estímulo à cultura em Salvador através da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Para o próximo ano, mesmo com a crise financeira nacional, a estimativa é que os investimentos através da fundação, que cuida dos equipamentos culturais da cidade e organiza eventos no setor, inclusive dentro do projeto Pelourinho Dia e Noite, supere a casa dos R$18 milhões.

Segundo o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o órgão voltou a se destacar como gestor de políticas culturais. “Tivemos duas grandes conquistas nestes três anos de gestão. Quando cheguei aqui encontrei uma equipe competente, porém desmotivada. Hoje os colaboradores acreditam e abraçam as ideias. A outra questão é que a fundação voltou a ser reconhecida como grande gestor cultural, ela voltou a cumprir o seu o seu papel. A qualidade dos projetos aumentou muito, os artistas voltaram a se interessar e temos uma política bem definida. É um grande avanço”, pontuou.

Atualmente a fundação gerencia ações e promoções de fomento através de iniciativas como o projeto Boca de Brasa, que desde o seu relançamento em 2013 já realizou 20 edições em bairros como Garcia, Cabula e Calabar. Só este ano o público para as dez edições realizadas foi de 20 mil espectadores, superando a marca registrada em 2014, quando atingiu 14 mil. O programa tem como o padrinho o cantor Saulo Fernandes e já recebeu artistas como Magary Lord, Ju Morais e o grupo de reggae Adão Negro.

Os editais municipais de cultura, como o Arte em Toda Parte, já se mostram um sucesso. Em 2015 o edital recebeu 900 inscrições com 47 projetos aprovados. Foram disponibilizados R$3,6 milhões em recursos de manutenção e execução das ações. São beneficiados através deste edital projetos ligados a artes visuais, teatro, música, dança, audiovisual, culturas populares e identitárias, circo e fotografia. Já o Arte Todo Dia, na sua primeira edição, financiou 28 propostas de pequeno porte com valor máximo de R$20 mil. As ações passaram por 43 bairros alcançando um público superior a 13 mil pessoas.

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