Professores de universidades estaduais param atividades hoje

1

Os docentes de quatro universidades estaduais baianas param as atividades por 24h nesta quarta-feira (27) em protesto por reajuste salarial e pelo cumprimento de direitos trabalhistas. Conforme a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Bahia (Aduneb) ao G1, além da Uneb, também estarão parados os professores das universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc), e do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Também de acordo com a Aduneb, a partir das 9h desta quarta, docentes, técnicos e estudantes participarão de protesto na Secretaria Estadual da Educação (Sec), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Segundo a associação, o governo estadual se recusa a abrir negociação com os professores.

A pauta de reivindicações foi protocolada junto à Governadoria, Secretaria Estadual da Administração (Saeb) e Sec em 19 de dezembro do ano passado. Os docentes da Uefs, Uesc e Uesb já aprovaram um indicativo de greve.

Segundo a Aduneb, há dois anos o governo estadual não paga a recomposição inflacionária para os professores. A categoria pede reajuste salarial de 30,5%. Conforme a associação, o cálculo é resultado da soma das perdas ocasionadas pela inflação de 2015 e 2016, acrescido de recomposição salarial.

Nas quatro universidades, 140 docentes estão na espera por alterações de regime de trabalho e 303 aguardam por promoções. A Aduneb afirma ainda que direitos como o adicional de insalubridade não são pagos a vários professores.

Os docentes ainda reivindicam que o orçamento das universidades aumente para 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). Outra reclamação é a ampliação do quadro de vagas para professores.

Foto de capa: Henrique Mendes

Outras Notícias